A espanhola Telefônica confirmou o interesse em comprar os 50% que a Portugal Telecom detém na Vivo, obtendo assim o controle total da operadora brasileira. A Vivo é controlada em partes iguais pelo grupo português e pela Telefónica Móviles.
"Estamos interessados em comprar os 50% da Portugal Telecom na Vivo. Se quiserem nos vender essa participação a um preço razoável, queremos comprar", disse à Agência Lusa o diretor de comunicação do grupo espanhol, Miguel Angel Garçon.
O executivo afirmou que a operadora espanhola quer manter uma presença forte na América Latina, e que o Brasil é essencial nessa estratégia. Garçon, no entanto, não quis comentar notícias divulgadas no início da semana sobre o interesse da Telefônica em vender a participação de 9,9% que atualmente detém na Portugal Telecom. Segundo o jornal La Vanguardia, o grupo espanhol usaria o dinheiro obtido na operação (1 bilhão de euros) para adquirir o controle total da Vivo.
"Nunca dissemos nada sobre nossa participação na Portugal Telecom, nem vamos falar sobre isso enquanto a oferta pública de aquisição estiver pendente e até que esteja fechada", disse, referindo-se à oferta lançada pela Sonaecom sobre o capital total da Portugal Telecom, atualmente em análise pelas autoridades lusas.
Na segunda-feira, a Sonaecom negou que tenha feito acordo para comprar a participação da Telefênica na operadora portuguesa.