Trensurb amplia uso de software livre

0

Com mais da metade dos aplicativos baseados em software livre, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) está ampliando neste ano parte do desenvolvimento de novas aplicações com a utilização de ferramentas de código aberto e planeja substituir o Windows 98 dos 126 microcomputadores mais obsoletos por Linux. "É uma forma de dar uma sobrevida aos equipamentos", conta o gerente de informática da Trensurb, Newton Rodrigues Junior.

A empresa utiliza 30 programas distintos, sete deles estão em todos os computadores, 21 nos servidores e outros dois foram instalados apenas em algumas máquinas. A maioria dos servidores usa o sistema operacional Linux e o site da Trensurb é todo desenvolvido com ferramentas e banco de dados de código aberto.

Segundo o administrador de redes da Trensurb, Rodrigo Rocha, chega a 68,2% o índice que corresponde ao uso do software livre em relação aos aplicativos padrão utilizados. A Gerência de Informática (Geinf) está se adequando às normas e diretrizes definidas pelo governo federal em relação ao uso do software livre por meio dos projetos e-Ping, que estabelece os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico, e Guia Livre, referência de migração para software livre.

"Começamos com software livre na Trensurb em 2003 e sempre fomos muito críticos em não utilizá-los apenas para atender às orientações do governo federal e sim sempre que se mostrar tão eficaz quanto o software proprietário equivalente", defende Rodrigues Junior.

O gerente de informática da Trensurb explica que a economia financeira é uma conseqüência, como no caso da utilização do livre OpenOffice, com o qual a empresa não precisa investir aproximadamente R$ 1,4 mil em cada licença do
MicroSoft Office. "Se multiplicarmos essa quantia por 400 computadores a economia só com a aquisição logo aparece, R$ 560 mil|", calcula Rodrigues Junior. "E nem estamos contabilizando o custo anual com as atualizações".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.