O diretor do Yahoo Robert A. Kotick irá se demitir após a reunião anual de acionistas da companhia, marcada para ocorrer na sexta-feira, 1º de agosto, na qual também defenderá a reeleição, em cumprimento a um acordo firmado com o megainvestidor Carl Icahn, um dos principais acionistas do Yahoo, para que este pusesse fim à sua ameaça de tentar substituir o conselho de administração da empresa.
Num documento protocolado nesta segunda-feira, 28, na Securities and Exchange Comission (SEC), órgão responsável pela fiscalização do mercado de capitais americano, o Yahoo descreve mais detalhadamente o acordo de nomear Icahn e dois de seus membros por ele indicados para o conselho, de forma a evitar uma disputa de votos.
Kotick, que ocupa o cargo de CEO da Activision Blizzard, maior empresa do de software de videogames do mundo, já havia adiantado no início deste mês que deixaria o cargo de membro do conselho.
Conforme os termos do acordo, o Yahoo irá apresentar uma lista de nove candidatos durante a reunião de acionista, sendo que após a demissão de Kotick o número de cadeiras do conselho será expandido para 11 membros, abrindo espaço para Icahn e dois de seus candidatos. Para tal, porém, o megainvestidor tem de continuar a possuir ao menos 30 milhões de ações do Yahoo.