O Exin, instituto holandês independente e sem fins lucrativos que desenvolve, organiza e realiza exames educacionais na área de tecnologia da informação, promove a aplicação da prova piloto para certificação ISO/IEC 20000 Foundation, no próximo dia 30 de julho, quarta-feira. O objetivo é mensurar a aceitação do público brasileiro pela versão, em português. A prova será aplicada a profissionais convidados que, se passarem, receberão a certificação.
Após a realização do projeto piloto, o Exin disponibilizará o exame nesta categoria em, no máximo, 90 dias. "O programa de certificação ISO 20000 está adiantado mundialmente em outros módulos, na versão em inglês, e o instituto se compromete a trazer todos os níveis traduzidos em, no máximo, seis meses após a liberação da versão em inglês.", garante Luciana Abreu, gerente regional do Exin no Brasil.
O material de apoio, desenvolvido para o preparo dos candidatos, foi traduzido por membros da Comissão de Estudo de Operações de Tecnologia da Informação, também responsável pela versão brasileira da norma. "A escolha dos mesmos profissionais demonstra a preocupação e o alinhamento entre o instituto e os órgãos oficiais", acrescenta Luciana.
A versão original, ISO/IEC 20000, foi desenvolvida com base nas melhores práticas de gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI) fixadas pelo modelo de referência ITIL (Information Technology Infrastructure Library), e gera oportunidade para fornecedores, usuários, profissionais e organizações usuárias apresentarem ao mercado uma credencial importante, que demonstre o nível de profissionalismo e foco em serviços pela área.