O que importa mesmo é o Serviço

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SaaS, Cloud Computing, Terceirização de TI.
O que importa mesmo é o Serviço.

Numa bela edição em maio deste ano da TI Inside, um artigo se destaca: a TI que Preserva. Quem ler o artigo com calma poderá ver os diversas tendências tecnológicas que estão aparecendo e facilitando a vida dos diretores.

A solução que muitas empresas já adotam, geometricamente, é terceirização da infra-estrutura de TI. Mas, como achar a "prestadora ideal" entre tantas que aparentemente oferecem a mesma coisa? Nós acreditamos que o diferencial, que torna a empresa única para seus clientes, é SERVIÇO.

Serviço – uma palavra pouco compreendida por fornecedores e contratantes. Mesmo porque, as diversas variáveis de um mesmo serviço tem pesos diferentes para cada empresa. E ainda assim, é isso que faz toda a diferença.

Em nosso processo contínuo de ouvir aos clientes – empresas usuárias finais de tecnologia ou desenvolvedores de softwares – constamos que o que destaca uma prestadora é a forma como ela lida com os problemas deles. Conhecer o negócio, entender a criticidade de cada operação e tratar cada cliente como único é fundamental para uma boa prestação de serviço.

Nem sempre deve-se falar sobre performance, ganhos, valores numéricos, SLA. Nem colocar a "culpa" numa operação errada na empresa-cliente. É preciso apenas estar presente com soluções que funcionam: simples como uma orientação a um angustiado diretor ou bem mais complexas como a de um sistema "fora do ar".

Fala-se no mercado cada vez mais sobre o futuro de aplicações via Software como um Serviço – SaaS. Há diversos meses, temos implantado soluções de SaaS para médias e pequenas empresas – que na realidade não têm essas soluções fisicamente em suas plantas e têm seus sistemas, de forma constante, 24×7 em nosso data center, sempre atualizados. O que essas empresas finais mais querem é focar em seus negócios "core business" despreocupando-se com a manutenção e atualização de seus sistemas. Essas empresas, porem, querem, apreciam e exigem soluções que rodem a qualquer hora, e em caso de algum problema, querem recorrer a alguém que entenda a real críticidade da situação.

Ser Cuidado e Compreendido é tudo o que se deseja.

Fala-se cada vez mais em Cloud Computing, na realidade uma constelação de servidores, memória e armazenamento interligados que se expandem fora do universo das empresas-clientes e que fornecem toda a TI necessaria ao negócio das mesmas. O mesmo artigo que cito acima pode dar uma dimensão das complexas previsões, antecipações para permitir a expansão do negócio, quando e no momento que for necessário. Hoje isso já acontece, ainda em dimensões embrionárias, e funciona apenas porque existe o Serviço. Empresas que acreditam, confiam em profissionais de outra empresa a ponto de tranferir toda a tecnologia de seu negócio para quem entende e cuida de TI.

É o lado humano de quem ouve, entende e resolve. E é isso que torna uma empresa única.

Daniel Amato é diretor presidente da Ascenty Technologies.

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