Apesar de a maioria das empresas ter reduzido os orçamentos de TI neste ano por causa da crise financeira, os investimentos em software devem crescer em 2010. De acordo com pesquisa do Gartner, realizada entre abril e maio deste ano, as empresas pretendem aumentar em 1,53% seus gastos com software no ano que vem.
As regiões onde as despesas com software terão maior aumento são a Ásia, com uma previsão de crescimento de 4,34% para 2010, seguida pela América Latina, com uma projeção de acréscimo de 2,54%.
Na América do Norte, entretanto, os gastos das empresas com software devem recuar 2% no ano que vem. A tendência negativa também é verificada, embora em menor escala, na região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA), onde os investimentos em software diminuirão 0,45% em 2010.
Segundo a consultoria, o resultado da pesquisa é reflexo de uma relativa maturidade do mercado, já que os gastos no segmento de software parecem se manter estáveis.
Em relação aos investimentos globais em TI, a pesquisa, que entrevistou aproximadamente mil executivos de TI, apontou que 30% das empresas da Ásia, 28% na América do Norte e 25% na região da EMEA esperam elevar as despesas com tecnologia em 2010.
- Crescimento tímido