As fabricantes LG e Samsung e a operadora de telefonia celular SK Telecom, todas coreanas, firmaram uma parceria para a fabricação de chips para celulares e TVs digitais. A aliança, que tem o apoio financeiro do governo da Coréia do Sul, tem como objetivo reduzir a dependência de tecnologia ocidental, principalmente da Qualcomm, analisa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com).
O projeto inicialmente focará na produção de chips receptores para TV digital, mas é esperado que evolua para smartphones no futuro. O governo sul-coreano estima que nos três primeiros anos de fabricação dos chips o país economizará cerca de US$ 240 milhões em importações e aumentará suas exportações no mesmo volume.
Nem todas as tentativas do governo sul-coreano de incentivar o desenvolvimento de tecnologia local em telecomunicações dão certo. Rethink Wireless lembra que durante alguns anos era obrigatória a adoção da plataforma de mobile internet WIPI, criada na Coréia. A medida, contudo, provocou falta de opções de smartphones no mercado interno, pois alguns fabricantes ocidentais desistiram de lançar modelos novos no país.
- Internacional