As operadoras de telefonia lideram a lista de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor de todo o país, sendo responsáveis por 57% das queixas no período de dezembro, quando passaram a vigorar as novas regras do serviço de atendimento ao cliente (SAC), até maio, segundo estudo realizado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado ao Ministério da Justiça.
No setor de telefonia fixa, a Oi liderou as queixas, respondendo por 59,31% do total. Já no segmento de telefonia móvel quem lidera é a Claro, responsável por 31,1% das reclamações, seguida pela TIM, com 20,7%.
Segundo o Ministério da Justiça, os motivos das reclamações consistem, principalmente, em dificuldades no acesso, má qualidade do atendimento e problemas relacionados ao pedido de cancelamento imediato.
"Esse setor tem cinco vezes mais demanda e consegue ser cinco vezes pior. O mundo mudou, a defesa do consumidor mudou e essas empresas não mudaram", disse o chefe do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.
Para auxiliar os consumidores a registrar suas críticas aos serviços, Morishita informou que em 15 dias o Serviço Nacional de Defesa do Consumidor inaugura uma página eletrônica para que os brasileiros façam o seu relato, registrem a insatisfação e cobrem diretamente o cumprimento e o respeito aos seus direitos. O site vai entrar em operação em 24 estados integrados ao sistema.
"Nós constatamos que o grande problema não se trata necessariamente da figura do atendente, mas, sobretudo, da decisão empresarial que estabelece um serviço que não resolve as demandas", afirmou Morishita. Com informações da Agência Brasil.
- Cada vez pior