Depois do fracasso do Orkut, que lidera apenas no Brasil e na Índia, o Google quer voltar à liderança no mercado mundial de redes sociais. Segundo fontes próximas ao assunto informaram o Wall Street Journal, o site de buscas vem fazendo reuniões com desenvolvedores de jogos virtuais para criar uma ferramenta de games sociais, semelhante à do Facebook, enquanto prepara uma nova plataforma própria para um site de relacionamentos.
As fontes disseram que o Google já negocia com os desenvolvedores de jogos Electronic Arts, Playdom, Playfish e Zynga, o qual, segundo as pessoas, recentemente recebeu um investimento do site de buscas a fim de firmar uma parceria. Não se sabe, porém, quando as novidades serão anunciadas e nem em que estágio está o desenvolvimento das novas plataformas, mas as pessoas ouvidas pelo Wall Street Journal asseguram que este é mais um esforço do Google para buscar novos mercados para a venda de espaço publicitário.
Em entrevista ao jornal norte-americano, o CEO do Google, Eric Schmidt, se recusou a comentar as especulações e se limitou a dizer que não está interessado em lançar um novo Facebook. "O mundo não precisa de uma cópia da mesma coisa", sentenciou. A parceria com o Zynga, no entanto, foi confirmada.
O site de buscas nunca se deu por vencido no mercado de redes sociais. No início deste ano, o Google lançou o Buzz, serviço que informa automaticamente as atualizações dos usuários da ferramenta de e-mail Gmail para as listas de contatos e oferece uma ferramenta de microblog semelhante à do Twitter. Porém, o Buzz foi duramente criticado pelos usuários e visto com maus olhos pelos órgãos oficiais da privacidade on-line (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
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