O mercado de TI vive um momento impar, a busca por profissionais que tragam consigo características que podem fazer a diferença esta cada vez mais voraz.
A liderança é uma característica que pode fazer toda diferença quando bem aplicada e as grandes organizações demonstram dar ênfase na busca de profissionais capazes de desenvolver-se de forma cognitiva, capazes de compreender o sentido literário da palavra excelência melhorando assim a competitividade.
De forma simples e generalista definimos "competências" por um conjunto de habilidades e comportamentos que de certa forma nos permite obter maior êxito em nossas tarefas, mas não basta um profissional demonstrar apenas interesse em ser líder, é necessário observar suas competências como tal. Nem todo o profissional poderá desempenhar papeis de liderança sendo assim devemos checar se o perfil de um profissional é adequado para determinada organização tanto quanto se seus valores e princípios.
A liderança pode ser considerada um valor, sendo assim é necessário encontrar pessoas que tenham a competitividade como valor pessoal, pois desenvolver essa característica em um profissional pode ser uma tarefa árdua e sem muita garantia de resultados.
É fato que algumas competências assim como o tema aqui abordado, a liderança, são premissas dentro de uma organização, porém os primeiros passos para se desenvolver qualquer competência ou habilidade é ter conhecimento dos seus próprios pontos fracos e trabalhá-los.
Um bom líder deve saber que delegar é imprescindível, mas que alem de delegar é importante saber como sensibilizar e conscientizar o profissional da importância do resultado de seu trabalho para a organização é fazê-lo entender os processos de negócios.
Um bom líder deve saber influenciar, deve saber transformar conhecimento em ação utilizando-se das diversas ou uma única competência comportamental de seu colaborador.
Um bom líder conhece e sabe trabalhar as diversas competências comportamentais de forma a extrair de seus colaboradores o seu máximo e ainda sim trabalhar suas debilidades de forma a transformá-las em qualidades.
Um bom líder sabe que não obstante a todo conceito, sua aplicabilidade deve estar atrelada as expectativas de quem espera o resultado, seja ele a longo, médio o curto prazo.Faça a diferença, explore e desenvolva suas competências comportamentais.
Marcelo Romão, gerente de Serviços da Tivit, MCSE. ITIL & Cobit Specialist