Órgão regulador japonês apoia acordo entre Google e Yahoo Japão

0

Depois de a Microsoft condenar acordo entre Yahoo Japão e Google, a Comissão Japonesa pela Justa Competição (JFTC, na sigla em inglês) apoiou a parceria entre os dois gigantes da internet nesta quarta-feira, 28.
Em post no seu blog oficial publicado na terça-feira, 27, a Microsoft declarou que a permissão de um acordo desse tipo "vai acabar com a competição no mercado japonês de buscas". Segundo o Wall Street Journal, o órgão regulador japonês afirmou que, de acordo com os termos da parceria, o Google e o Yahoo Japão ainda serão operações independentes, juntando apenas as ferramentas de busca, o que não apresenta nenhum risco para o mercado japonês. A Microsoft, no entanto, alerta que, juntas, as empresas passarão a controlar mais de 90% do mercado de buscas, e isso pode acabar com a inovação e competição no país.
A reclamação da fabricante de software está relacionada ao mesmo problema ocorrido nos Estados Unidos em 2008, quando o Google e o Yahoo tentaram estabelecer uma parceria semelhante no mercado norte-americano. O acordo, no entanto, não foi bloqueado pelos órgãos reguladores norte-americanos, principalmente por conta das pressões da Microsoft, analisa o Wall Street Journal.
A JFTC, no entanto, declarou que o caso japonês difere do caso dos EUA porque o Yahoo Japão (apesar do nome, a companhia é controlada pelo Softbank no país, e não pela empresa de internet) não tem uma ferramenta própria de buscas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.