Recife investe em programas de capacitação tecnológica

0

Cerca de R$ 27 milhões serão investidos pela Prefeitura de Recife para a construção do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, através um convênio entre a Prefeitura do Recife, o Governo do Estado e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto está em fase de licitação com previsão de início das obras em janeiro de 2011 e o complexo abrigará o Museu da Ciência e o Planetário.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, a iniciativa vai gerar um centro de produção de conteúdo multimídia, não só voltados a esses dois projetos, mas também para formar jovens profissionais alinhados com a proposta cultural da cidade.
Além disso, a Prefeitura tem um programa contínuo de incentivo fiscal, com redução de 60% do Imposto Sobre Serviço (ISS), para a criação de pólos em diversas áreas de negócios. "O que se destaca é o Porto Digital, que em dez anos de atuação conta com 135 empresas com mais de quatro mil profissionais, sendo a grande maioria de nível superior", disse ele. Bertotti ressalta ainda que o Porto Digital recebe reconhecimento internacional e tem investimentos de empresas multinacionais como Motorola e Nokia, e também de nacionais como Procenge, Capital Login, entre outras. "Mas o programa contempla outras áreas, como o Pólo Médico, por exemplo", salientou.
Todo ano o programa é reavaliado e se o resultado for positivo no incremento do recolhimento de imposto ele é renovado automaticamente, evitando-se assim qualquer ineficiência por parte das empresas beneficiadas.
Outro recurso investido no Porto Digital, da ordem de R$ 38 milhões, foi para capacitação profissional e renovação da infraestrutura dos laboratórios, tendo em vista a competitividade internacional.
"Além disso, o Porto Digital formalizou um acordo com o INPI para criar pela primeira vez a certificação de origem de desenvolvimento de software, pois hoje essa modalidade só existe para produtos manufaturados. Será a primeira vez que será dado para o setor de serviços", explica Bertotti.
Inclusão Digital
Na área social, a Secretaria está investindo na criação de mais sete unidades de telecentros, totalizando 18 no município, que aumentará a capacidade de atendimento com serviços de internet gratuita de 600 usuários por mês para 1000 usuários mensais. As novas unidades serão inauguradas até dezembro deste ano.
"Mas não se trata de uma lan-house apenas para joguinhos. Por exemplo, o Colégio de Damas de Recife recebeu um telecentro onde os alunos aprenderão a fazer pesquisas, serão capacitados profissionalmente e preparados para o trabalho", enfatizou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.