Após cerca de dois meses de negociações intensas, a Telefónica chegou a um acordo com a Portugal Telecom e fechou no fim da noite desta terça-feira, 27, a compra dos 50% de participação da operadora portuguesa na Brasilcel, empresa que controla a Vivo, por 7,5 bilhões de euros, segundo fontes próximas ao negócio informaram ao jornal espanhol El País.
Segundo o periódico, o desfecho contou com a aprovação do governo português e foi resultado do fato da PT já ter acordo com a Oi para entrar no capital da operadora brasileira, o que fez o governo português "levantar a golden share" e viabilizar o negócio entre as partes.
O jornal aponta que a Portugal Telecom usará metade da quantia recebida pela Vivo para garantir parcela de cerca de 20%% no capital da operadora brasileira. Ou seja, por meio de uma injeção de capital de 3,75 bilhões na Oi, a operadora portuguesa garante sua entrada com parte do controle da companhia.
Segundo o El País, os anúncio oficiais de ambos os acordos devem ser divulgados jã nesta quarta-feira, 28. O valor da aquisição pela companhia espanhola da metade da Vivo junto à PT representa quantia 350 milhões de euros superior à última oferta de 7,15 bilhões, realizada na vesperá da assembléia de acionistas da PT do dia 30 de junho, que já havia sido aceita pela maioria dos acionistas. Com o negócio, a Telefónica passa a ter 100% da Vivo.
- Negócios