A Nagis Health, empresa que atua com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área de saúde, acaba de concluir um estudo por meio do BDS – Banco de Dados Nacional de Sinistralidade, que monitora dados epidemiológicos e de sinistros de milhões de beneficiários de operadoras de saúde.
Trata-se de uma pesquisa realizada junto a um novo modelo de atendimento para a medicina diagnóstica preventiva, feita através das Unidades de Exames Rápidos, tecnologia recém-lançada pela empresa no Brasil. O dispositivo é capaz de realizar cerca de 70% dos exames solicitados pela maioria dos médicos e apresentar resultados imediatos. O estudo identificou os 10 principais exames solicitados por médicos e comparou o tempo de emissão de resultados entre o setor privado, público e das UER's.
Veja comparativo:
(Clique na imagem para visualisar)
"A conclusão do estudo aponta que, com a utilização das UER's o paciente tem o diagnóstico no mesmo dia, considerado imediato, permitindo que o médico possa oferecer o tratamento adequado na hora, o que não exige retorno de consulta, apenas para a definição dos cuidados dias depois do primeiro atendimento", explica o diretor da Nagis Health e idealizador do projeto, Wagner Marques.
Outro diferencial das UERs está na forma de laudagem. "Exames que exigem emissão de laudo médico, como o exame de ECG, acionam automaticamente uma central de telemedicina, que conta com o apoio de médicos especialistas para emissão de laudo imediato (15 minutos) via Internet. Este serviço funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia", explica.