Inteligência Artificial para sobreviver na era de trabalho remoto e cibercrime generalizado

0

A Inteligência Artificial (IA) é um sistema que foi ensinado a executar tarefas específicas sem ser explicitamente programado. Esse é o fator que permite que as soluções de cibersegurança analisem e aprendam dados com maior eficiência e precisão, tornando-se a nova prioridade para a segurança nos departamentos de TI das empresas.

A IA é uma tecnologia em constante evolução e seus algoritmos permitem o aprendizado automático, conhecido como Aprendizado de Máquina, que ajuda o sistema a aprender padrões e se adaptar para simplificar a resposta a riscos de incidentes. Os profissionais de segurança cibernética estão sobrecarregados com muitas tarefas, excesso de dados, falta de tempo e baixa disponibilidade de habilidades, portanto, a IA pode ter um grande impacto para os gerentes de TI, permitindo detectar ameaças com precisão, automatizar a resposta e agilizar a investigação de ataques.

As organizações claramente precisam de uma maneira mais eficiente de coletar dados, modelá-los e responder às perguntas dos usuários. Essa abordagem é a única maneira de garantir que você sempre entenda o status dos principais ativos de TI e possa tomar rapidamente qualquer ação necessária

Uma ironia da segurança cibernética é que, na maioria das violações que começam com o terminal de um funcionário, os produtos de segurança realmente funcionaram como esperado; ou seja, eles alertaram os analistas do centro de operações de segurança (SOC) de uma invasão em tempo hábil, mas se essas informações (os "sinais") forem obscurecidas por uma cacofonia de outras informações e dados ("ruído"), a equipe de segurança pode perder a mensagem de que existe uma ameaça à segurança.

Uma abordagem de IA pode fazer melhor, pois fornece maior consciência dos eventos que acontecem no endpoint e por meio de vários gatilhos. A Inteligência Artificial pode então aumentar a quantidade de sinal para priorizar eventos para que ele não se perca no ruído.

A Inteligência Artificial também oferece outro benefício, já que os endpoints geralmente têm muito espaço livre em disco e podem armazenar dados neles de forma mais barata e eficiente do que em um data lake. Se isso for feito, também fornece uma maior profundidade de dados históricos para investigações e respostas.

A melhor maneira de fazer isso é trazendo inteligência para a borda da rede. Trabalhar neste ambiente permite responder perguntas o mais próximo possível dos dados — economizando tempo e mantendo o contexto.

Em comparação com data lakes, trabalhar na borda também é muito mais barato, porque não se precisa mais enviar dados para silos separados para processamento. Malwares e outros ataques que podem surgir também estão evoluindo, tornando as ameaças mais rápidas e sofisticadas. É por isso que o Aprendizado de Máquina se torna essencial para estar no mesmo nível em termos de preparação.

Atualmente, as pesquisas e avanços mais relevantes no setor de cibersegurança vêm da subdisciplina de IA chamada Aprendizado de Máquina, que se concentra na aplicação de algoritmos a dados.

Na relação entre IA e cibersegurança, dois esquemas predominantes são apresentados: os definidos por analistas e os definidos por máquinas.

Os analistas criam protocolos e regras com base em sua experiência, no entanto, eles podem ter problemas quando uma ameaça nova ou desconhecida aparece.

Por sua vez, as máquinas aplicam seus protocolos de segurança de acordo com as informações adquiridas pelo Machine Learning e Deep Learning, em que padrões de comportamento em redes têm influência direta para prever movimentos e ataques futuros, os sistemas operacionais utilizados, bem como servidores, firewalls, ações do usuário e táticas de resposta.

Proteção de Dados

A implementação de técnicas de aprendizado de máquina de IA é necessária para digitalizar e qualificar rapidamente dados em movimento, como e-mails, mensagens de texto, documentos e anexos associados. Esta solução permite que você configure controles rigorosos e restrições nas transferências de dados para evitar a perda ou sequestro de dados.

Proteção de endpoint

Também é possível transformar os mais recentes avanços em IA e Aprendizado de Máquina em benefícios comerciais significativos, fornecendo essas informações da forma mais avançada disponível na indústria por meio de engenharia e montagem de ponta.

Também é preciso ter em mente que a higiene cibernética é uma prática recomendada crítica para mitigar riscos. Sua ausência pode permitir que os agentes de ameaças violem redes, comprometam, roubem e extorquem em uma escala verdadeiramente global. Se mais organizações se envolvessem no gerenciamento de patches e configurações, elas poderiam bloquear uma grande porcentagem dos ataques atuais.

Um desafio comum é a expiração de certificados de servidor. Atualmente, clientes, funcionários e parceiros usam serviços que precisam de certificados porque a IA é mais rápida. Os data lakes geralmente impõem um limite de sete dias aos dados, devido às implicações de custo e à necessidade de mover dados pela rede. Em vez disso, a IA processa tudo localmente, o que suporta os objetivos da equipe do SOC. Também é mais seguro, já que não há necessidade de mover dados, para que você não exponha os dados a riscos adicionais.

Simplicidade é tudo

Os líderes de TI e segurança precisam de dados rápidos, acionáveis e confiáveis para otimizar sua segurança e operações e gerenciar continuamente seus riscos. A Inteligência Artificial pode proporcionar tudo isso, e com uma simplicidade poderosa. É a diferença entre obter uma resposta simples de sim ou não versus ficar sobrecarregado com milhares de métricas.

A borda inteligente é a abordagem necessária para as redes dinâmicas e distribuídas de hoje que estão sob ameaça de ataques cibernéticos a cada minuto do dia. Ao levar a inteligência e a análise de dados ao limite, as organizações ganham a velocidade, a visibilidade e os insights necessários para sobreviver e prosperar nesta nova era de trabalho remoto e crimes cibernéticos generalizados.

Felipe Nascimento, diretor de engenharia de soluções da Tanium para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.