Pequenas empresas clientes da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, já podem realizar vendas parceladas no serviço de pagamentos do WhatsApp. Lançado em abril, o recurso permite uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, sem que o consumidor precise sair da conversa. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, em uma jornada simples com escolha do número de parcelas no momento do pagamento.
Os consumidores podem usar cartões de débito, crédito e múltiplos das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos participantes. Uma vez inseridos os dados do cartão, que são armazenados de forma segura, os consumidores podem finalizar as transações com rapidez diretamente no chat. As empresas, por sua vez, devem utilizar o aplicativo WhatsApp Business, uma ferramenta gratuita com funcionalidades valiosas para as pequenas empresas, como catálogo e mensagens automáticas, além de ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes – entre eles, a Rede.
O serviço de pagamentos para empresas no WhatsApp, autorizado no início de março pelo Banco Central, foi desenvolvido como uma plataforma aberta, a partir dos arranjos de pagamento instituídos por Mastercard e Visa. Assim como todas as funcionalidades do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi desenvolvido para ser seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento, que será exigido para cada transação.