O Google divulgou comunicado nesta segunda-feira (28/8) informando que se encontra em destaque, nas páginas de perfis do site de relacionamento Orkut, um aviso lembrando da necessidade do uso do serviço com maior responsabilidade. A empresa esclarece que essa iniciativa não é uma novidade, já que as informações fazem parte dos termos de serviços para uso do Orkut desde a sua criação.
De acordo com um porta-voz do Google Inc, que compartilha a responsabilidade pelo Orkut com os usuários para os quais o serviço foi criado, nesse aviso a empresa reitera a necessidade de que quaisquer abusos em perfis e comunidades sejam informados a Google Inc, para serem avaliados e removidos.
O comunicado é mais uma tentativa da empresa de mostrar ao Ministério Público (MP), que apresentou ação em que acusa o Google Brasil, subsidiária do Google Inc, de acobertar e assegurar a impunidade de usuários que cometem crimes como racismo e pornografia infantil por meio do Orkut, de que já adota medidas para coibir tais ações.