Cartão de crédito poderá ter comprovante negativo

0

A Câmara os Deputados analisa projeto de lei do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que obriga as administradoras de cartões de crédito a emitirem comprovante negativo da operação quando esta não for autorizada. O objetivo é evitar que o consumidor passe pelo constrangimento de ser informado verbalmente, diante de outras pessoas, de que a compra não pôde ser concretizada.

Araújo observa que o usuário do cartão, muitas vezes sem nenhuma justificativa, passa por esse tipo de situação. Isso acontece, acrescenta o deputado, mesmo quando o consumidor está em dia com a administradora do cartão e dentro do limite estabelecido em contrato.

Ele ressalta que constitui direito básico do cidadão, dentre outros previstos no Código de Defesa do Consumidor, a obtenção de informação adequada e clara sobre os serviços prestados. "Assim, é necessário obrigar as administradoras de cartões de crédito, a exemplo do que ocorre nos países europeus, a emitirem o comprovante negativo da operação quando esta não for autorizada", argumenta Araújo.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.