A TotalBanco, empresa que desenvolve soluções para instituições financeiras, com sede em Porto Alegre, anunciou nesta quinta-feira, 28, no Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que acontece em São Paulo, o TotalCard Solutions, uma plataforma única que integra as operações de cartões de crédito, crediário e financeira.
Ao mesmo tempo, a instituição mostrou a solução implantada pioneiramente na rede Quero-Quero, um grupo de varejo do Rio Grande do Sul que emprega mais de 3 mil funcionários, distribuídos em 161 lojas, e possuiu consórcio, cartão open private e uma financiadora.
"O que estamos oferecendo ao mercado é uma solução inédita e exclusiva. É uma solução multiempresa, em que a gestão pode ser feita como administradora, emissora e financiadora, e atende a todas as necessidades do varejo", explica o presidente da TotalBanco, Carlos Zen.
Segundo ele, um diferencial importante é a liberdade que oferece ao consumidor para atender sua melhor conveniência na forma de pagamento: fatura, carnê, boleto (impresso ou via web). "A solução também permite o pagamento sem determinação de valor, sem fatura ou boleto, sem cartão, é o sistema que realiza as liquidações de acordo com as prioridades parametrizadas, tudo isso de forma automática", complementa Zen.
"É muito comum nas classes C e D o consumidor não ter um emprego formal, com salário pago em dias determinados, motivo pelo qual pode pagar em qualquer dia e não em data fixa como acontece com o cartão crédito convencional", diz o executivo. Zen explica que é comum também uma pessoa usar o cartão da outra para efetuar compras, e com o sistema ela pode pagar só a parte compra que efetuou.
"Dessa forma, o emissor e o varejista podem oferecer crédito ao seu cliente em todas as modalidades: cartão de crédito, crediário, cheque pré-datado, pois ele acompanha o habito de compra e ó perfil do cliente. O consumidor não cliente da operadora e sim do varejista", diz Zen.
Além disso, ele explica que é uma solução multiempresa que aplica o conceito de cadastro corporativo, ou seja, no mesmo cliente de um grupo empresarial a loja está realizando uma operação com (ou sem) cartão e a financeira oferecendo seus empréstimos e financiamentos. O sistema integra tudo isso dentro das normas e processos contábeis, legais, Receita Federal e normativas Bacen.
A solução foi desenvolvida para permitir parametrizações de todos os níveis: do grupo todo, pára região, município, bairro, para casa loja, cada cliente e para cada operação permitida para esses clientes.
Em relação à segurança das informações, a TotalBanco tem um acordo com a empresa sueca Tudor, que trabalha também para o HSBC. A plataforma é aberta e permite a integração de vários sistemas e legado.
Quero Quero
A marca Quero-Quero nasceu em 1967, na cidade de Santo Cristo, no interior do Rio Grande do Sul, como uma pequena empresa de comércio e representações. Nos últimos cinco anos investiu na área de governança corporativa e na gestão com ferramentas como Six Sigma e Balanced Scored Card.
A rede tem mais de 1,2 milhão de cartões ativos, que geram uma média de 210 mil transações por dia, em mais de 30 mil postos de atendimento. Têm 63 políticas de crédito ao consumidor, sete perfis de clientes e 12 políticas regionais.
Mais de cem profissionais das duas empresas trabalharam durante dois anos, desenhando a nova solução, integrando com toda a rede, ajuste de centena de milhares de cadastros no Bacen. "O trabalho pré-implantação foi tão produtivo que conseguimos fazer a migração em apenas um fim-de-semana", enfatiza o presidente da TotalBanco.