Mesmo com a desaceleração econômica, o mercado de equipamentos e aparelhos WiMAX segue em plena evolução e atingiu receita de US$ 255 milhões no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 12% na comparação com os primeiros três meses do ano, segundo dados da Infonetics Research. Segundo a empresa de pesquisa, houve um aumento nas vendas em todas as regiões, principalmente nos Estados Unidos e Índia.
Para Richard Webb, analista da Infonetics Research para WiMAX, microondas e aparelhos celulares, as perspectivas são cautelosamente otimistas e o setor deve apresentar incremento estável até o fim do ano.
Entretanto, a Infonetics ressalta que o mercado de WiMAX deve avançar aceleradamente nos próximos anos e movimentar US$ 4,9 bilhões até 2013, avanço que será impulsionado predominantemente pelos países desenvolvidos.
Além disso, a consultoria aponta que o aumento do número de aparelhos equipados com conexão WiMAX no mercado, como notebooks e netbooks, será outro motor de crescimento da tecnologia a despeito da crise financeira.
- Perspectiva otimista