A revelação feita pelo Alibaba que seu lucro trimestral quase triplicou levou também os investidores a direcionarem seus olhares para duas recentes aquisições da empresa. O gigante chinês de comércio eletrônico, que deverá realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York no próximo mês, arquivou documento na Securities and Exchange Commission (SEC), na quarta-feira, 26, no qual informa que reservou US$ 1 bilhão em ganhos com investimentos por conta da compra da empresa de navegador de internet para dispositivos móveis UCWeb e da fornecedora de serviços de exportação OneTouch, que se tornarão suas unidades integrais.
Estas aquisições forçaram o Alibaba a reavaliar o valor das duas empresas. Como resultado, o valor de sua participação detida na UCWeb saltou mais de 80%, para cerca de US$ 1,3 bilhão, e quase quinze vezes na OneTouch, para aproximadamente US$ 470 milhões.
Especialistas em contabilidade disseram que colocar um valor a ativos privados como a UCWeb e a OneTouch é complicado e que a reavaliação é particularmente notável por ocorrer apenas algumas semanas antes do IPO. Alguns bancos avaliam que o Alibaba poderá levantar mais de US$ 20 bilhões com a oferta inicial de ações. "O valor dos bens de capital fechado é um tanto subjetivo, pois não há mercado líquido para esses ativos", disse Zhaoyang Gu, diretor da Escola de Contabilidade da Universidade Chinesa de Hong Kong, ao The Wall Street Journal.
Já Paul Gillis, professor de contabilidade na Guanghua School da Universidade de Pequim, ressaltou que os ganhos com investimentos depende do comportamento do mercado. "Eu acho que um investidor prudente provavelmente vai descontar esse valor no cálculo dos lucros futuros."
Em seu prospecto, o Alibaba atribuiu a maior parte do novo valor das duas empresas a reputação, observando que as aquisições irão criar mais oportunidades para integrar seus serviços. O Alibaba se recusou a comentar nesta quinta-feira, 28, como derivou a maior valorização.
As valorizações mais elevadas para a UCWeb e a OneTouch podem, contudo, indicar que o Alibaba tem planos maiores para as duas empresas, uma vez que integrarão totalmente seus negócios à seu extenso império no e-commerce, dizem analistas. A UCWeb, em particular, deverá desempenhar um papel importante na estratégia do Alibaba para expandir seus serviços móveis. O fato de ter pagado muito mais para UCWeb é também uma indicação de quanto ele precisa da empresa, disseram.
A UCWeb, que opera o mais popular navegador móvel da China, também executa uma série de outros serviços de internet móvel, como um game de plataforma móvel e busca móvel. Depois de fazer vários investimentos na empresa ao longo dos últimos anos, em junho, o Alibaba em junho comprou os restantes 34% da empresa.
O Alibaba, cujos sites de compras Taobao e Tmall dominam o comércio eletrônico na China, está tentando se adaptar a um novo ambiente, onde mais consumidores chineses acessam serviços de internet através de aplicativos de smartphones. Na última apresentação, o Alibaba disse que a UCWeb o ajudará a fornecer acesso a usuários móveis.
Quanto a OneTouch, ela tem desempenhado um papel importante na transformação do Alibaba de um site semelhante às Páginas Amarelas, que ajuda os exportadores chineses a encontrar clientes no exterior, para uma plataforma mais ampla, que oferece uma gama de serviços relacionados com a exportação.