Estão abertas as inscrições para o 1º Desafio BEL (Behavioral Science Lab) & Itaú Unibanco, no qual estudantes e pesquisadores de todo o Brasil poderão participar desenvolvendo projetos científicos que tenham um viés prático, juntando ciências comportamentais com temas de interesse do universo financeiro. Promovido pelo Itaú em parceria com Behavioral Science Lab (BEL), equipe de estudos constituída na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), o desafio selecionará 20 propostas, sendo que as três finalistas poderão realizar seus experimentos comportamentais na iLab (comunidade de clientes Itaú, ferramenta que visa atender demandas de pesquisa, com intuito de obter insights, percepções e validações) com apoio do time de pesquisadores do banco.
Com objetivo de honrar seu compromisso com a Ciência e Cidadania Financeira, o desafio foi concebido visando fomentar as ciências comportamentais trazendo soluções práticas para a sociedade — relacionadas ao universo financeiro. Por isso, os projetos deverão focar em um dos seguintes temas:
- Organização Financeira (economizar, gastar e investir);
- Stress, saúde e bem-estar e seus impactos na gestão financeira;
- Construção de relacionamento humano e digital;
- Conexão social entre grupos de pessoas próximas e com mesmos interesses;
- Aceleração da digitalização e seus impactos na forma como lidamos com dinheiro
Além disso, cada proposta também precisa se encaixar em uma das cinco áreas de interesse do BEL Seminars — que será realizado em maio de 2023. São elas:
- Tomada de decisão e comportamento;
- Ética e comportamento;
- Fatores organizacionais;
- Tomada de decisão e influência; e
- Economia Comportamental.??
As inscrições podem ser feitas por estudantes de todo o Brasil, que estejam cursando graduação, mestrado ou doutorado, bem como pesquisadores (com título de doutorado) em qualquer universidade, pública ou privada — inclusive aqueles que já participam de projetos de iniciação científica ou já tenham iniciado alguma pesquisa sobre um dos temas do desafio.
Serão admitidas até duas inscrições por participante, e cada projeto pode ser realizado por no máximo dois autores em conjunto.
Cada inscrição deve ter um resumo da proposta de trabalho, contendo título, objetivo, metodologia proposta e sugestão de bibliografia, em no máximo duas páginas. Na etapa inicial, serão selecionados 20 trabalhos; serão escolhidos três finalistas, que além do apoio de pesquisadores do Itaú, poderão atuar em um projeto de pesquisa, com a possibilidade de um summer job na empresa por 3 meses (opcional), atuando nas frentes de pesquisa nos temas dos projetos iniciados, de forma aprofundada, junto com time de pesquisadores do Itaú.
Os projetos finalistas terão a possibilidade de um summer job por um período de três meses, e também serão premiados com:
- 1º. colocado: Troféu Prêmio Itaú de Ciências Comportamentais, Prêmio Surpresa, Certificado digital e físico com menção honrosa
- 2º. colocado: Troféu Prêmio Itaú de Ciências Comportamentais, Kindle 10ª geração, Certificado digital e físico com menção honrosa
- 3º. colocado: Troféu Prêmio Itaú de Ciências Comportamentais, Alexa Echo Dot 4ª geração, Certificado digital e físico com menção honrosa
O BEL também oferecerá aos autores dos três trabalhos finalistas a isenção da taxa de inscrição do BELS 2023, além de um espaço exclusivo para apresentar os resultados obtidos. Mais informações no edital do desafio, disponível em Link.