O projeto ?Via Digital ? Caminho Inteligente para a informatização pública? ? obteve o reconhecimento nacional e será um dos projetos brasileiros a ser apresentado hoje, 28, e amanhã no 6° Fórum Mundial de E-democracia, em Paris.
Lançado em setembro, o projeto prorroga, para o dia 7 de outubro, o prazo para que prefeituras brasileiras, empresas e agentes se inscrevam para a seleção do projeto piloto. O questionário eletrônico, disponível no site www.viadigital.ufsc.br, aborda quatro atributos de avaliação: capacitação técnica, capacitação financeira, motivação e capacidade de articulação.
Serão cinco prefeituras escolhidas além de, no mínimo, cinco empresas desenvolvedoras de software e agentes indutores, como agentes Softex ou outros órgãos de interesse, para fazer parte dessa fase piloto.
O objetivo do projeto é implantar um centro de referência virtual que permita o acesso e o desenvolvimento compartilhado de software para gestão municipal, através do software livre, propiciando a construção de um acervo público de soluções com foco na realidade das pequenas prefeituras.
Idealizado pelo GeNESS (agente Softex de Florianópolis) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto conta com outros quatro participantes: CGSOFT (agente Softex de Campina Grande) UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Observatório Digital da Sociedade Softex, CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer/MCT) e OpenS Tecnologia (Florianópolis).
O órgão financiador do projeto é a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) que disponibilizará R$ 1,6 milhão.