Os 150 pólos municipais do programa Universidade Aberta do Brasil vão ganhar 7,5 mil computadores, que serão instalados pelo Ministério da Educação. Esses pólos foram criados para atender os alunos que vão participar, a partir de 2007, dos cursos a distância promovidos pela universidade. Os computadores foram doados por um fabricante internacional de componentes, que premiou iniciativas que incluem a informática no processo educacional. O programa Universidade Aberta foi um dos vencedores.
O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, destacou que a premiação é importante para a Universidade Aberta pelo reconhecimento internacional e por permitir a padronização dos laboratórios de informática do programa com o que existe de mais avançado em tecnologia.
A Universidade Aberta do Brasil foi criada pelo MEC em 2005 e tem como objetivo a capacitação a distância em diversas áreas, como engenharia ambiental, administração, turismo e hotelaria. Mota explica que o programa é destinado a todos os cidadãos que tenham completado o ensino médio, sem distinção ou preconceito.
Os processos seletivos para os cursos que terão início no próximo ano irão acontecer, na maior parte do país, em conjunto com os das universidades federais. Mais informações sobre a Universidade Aberta do Brasil podem ser obtidas na página do MEC na internet. O endereço é www.mec.gov.br.
Com informações de A Voz do Brasil.