Nesta quarta-feira, 30, entra em operação a Rede Metropolitana de Curitiba, infraestrutura que vai interligar instituições de ensino superior (IES) e centros de pesquisa curitibanos. O projeto faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A rede utiliza tecnologia de fibra óptica e vai para interligar 14 instituições à velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar essa capacidade futuramente. Por meio dela, as instituições poderão trocar informações e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita o compartilhamento da produção científica e a realização projetos com a participação de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais.
A Rede Metropolitana de Curitiba tem 110 quilômetros de extensão e os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 1,5 milhão. A iniciativa contou com a parceria da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a permuta de infraestrutura – a empresa cedeu seus postes para passagens de cabos ópticos em troca da utilização de um par de fibras.
A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, a rede acadêmica brasileira, que conecta cerca de 600 IES e centros de pesquisa em todo o país.
Depois de inaugurada, a Rede Metropolitana de Curitiba passará a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A rede conta também com parcerias com a prefeitura da cidade e o governo do estado do Paraná.
Com a inauguração da Rede Metropolitana de Curitiba, serão 15 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá e Aracaju.
- Rede acadêmica