Cientista brasileiro cria algoritmo capaz de detectar ataques à rede

0

Um novo algoritmo capaz de desenvolver padrões para detectar ataques à rede e projetar o bloqueio com até 50% mais velocidade do que os já existentes foi desenvolvido pelo cientista brasileiro Breno Silva, consultor de segurança da IBM Brasil. Trata-se de um algoritimo pattern-matching [o ato de verificar alguma sequência de tokens para a presença de algum padrão] para busca de padrões em superalfabetos, especialmente para padrões pequenos, capaz de identificar com mais eficiência invasões na web.
O objetivo é melhorar o controle de acesso aos dados de grande valor para uma organização, preservando sua confidencialidade, disponibilidade e integridade. Para atingir esse nível de segurança da rede, o especialista utiliza alguns recursos, como, por exemplo, os algoritmos. A ferramenta é usada para identificar padrões numa grande quantidade de dados, detectando e prevenindo possíveis ataques na rede, por meio da comparação dos sistemas em busca de similaridades e respostas.
Breno Silva faz parte de um grupo que conta com o apoio do Departamento de Defesa do governo americano para estudo e desenvolvimento de maneiras mais inteligentes de detectar ataques em sistemas privados. Essa criação alcançou um patamar mais confiável e eficaz, representando uma grande evolução na tecnologia e na segurança da informação. Isto porque identifica ataques à rede que antes poderiam passar pelo sistema sem serem notados. "Este algoritmo pode ser aplicado também na biologia e na física computacionais, no processamento de imagens, no processamento de fala e, futuramente, até mesmo em redes smart-grid", explica o cientista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.