A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, confirmou na segunda-feira, 27, os rumores de mercado e apresentou ao público seu primeiro tablet PC, o BlackBerry PlayBook. O sistema operacional do dispositivo, lançado no mesmo dia, será desenvolvido pela própria companhia e foi batizado de BlackBerry Tablet OS.
Como estratégia para enfrentar o iPad, tablet da Apple que reinaugurou este mercado, a RIM apresentou um aparelho com funções multimídia bem semelhantes, mas com algumas políticas de segurança "mais rigorosas", exatamente para ganhar espaço no mercado corporativo. O PlayBook tem ainda uma função de integração com sistemas externos, também voltada para o mercado empresarial, já que pretende permitir que os departamentos de TI possam incorporá-lo facilmente a seus ambientes. O equipamento, no entanto, não acessará as redes de telefonia diretamente, portanto o usuário precisará de um modem ou um BlakcBerry para entrar na internet.
A RIM informou que o sistema operacional do PlayBook foi desenvolvido pela fabricante de software QNX, comprada pela companhia canadense no início deste ano, "atendendo a reclamações" de usuários, que queriam um software mais rápido e com aplicativos "mais divertidos". A RIM faz questão de apontar que a navegação de internet de seu novo aparelho é "descompromissada" e aceita aplicativos construídos sob qualquer plataforma, inclusive Flash, da Adobe, e a nova HTML-5.
O PlayBook tem tela sensível ao toque (touch screen) de sete polegadas, portas USB, câmeras para foto e vídeo e tecnologias de leitura eletrônica. Ainda não há informações sobre preços e o aparelho só começará a ser vendido no início do ano que vem, apenas nos Estados Unidos. Nos demais países, as vendas começarão a partir do segundo trimestre.
- Concorrência