O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, 27, a entrada no mercado de comércio eletrônico nos Estados Unidos. A venda de bens físicos pela rede social se tornou viável graças à compra em maio da Karma, por US$ 80 milhões, empresa que desenvolveu a tecnologia de customização de presentes online.
O serviço da Karma utilizava integração com a agenda de eventos do Facebook para alertar usuários de datas comemorativas. Assim, as pessoas podiam enviar vales-presente ou fazer compras online para ser entregues no domicílio do presenteado. Agora com o Facebook Gifts, como foi batizado o serviço, ele estará disponível para dispositivos móveis equipados com o sistema operacional Android, do Google, e todos os principais navegadores de internet em algumas cidades americanas. Uma versão para iOS será lançada em breve.
O site de rede social fechou parceria com mais de cem companhias para venda de produtos — o Facebook ficará com uma porcentagem das conversões de compra. Os presentes podem ser desde vales online ou mesmo bens físicos que serão entregues no endereço indicado pelo comprador. O meio de pagamento é cartão de crédito.
A rede social não informa se o Facebook Gifts será expandindo para outros países ou não.
Nos últimos anos o comercio eletrônico vem crescendo cada vez mais, com idéia de comprar um produto sem sair de casa, ou melhor, praticamente sem se mexer só com o pensar de fazer somente um "click´´, o cliente comprará mais rapidamente o produto muitas vezes levado pelo impulso do momento, porém, em muitas vezes o produto demora mais do desejado fazendo com que o comprador fique insatisfeito ou no pior dos casos se arrependa.
O Facebook possui aproximadamente 1 bilhão de usuários e quase 3 vezes mais curtidas todos os dias, ou seja, ao comprar a Karma o Facebook terá uma oportunidade de ofertar todos os produtos/presentes a grande parte de seus usuários.