Para apresentar um dos 18 projetos mundiais eleitos pela Fundação Clinton como parâmetro de desenvolvimento sustentável para as grandes metrópoles do planeta, a Odebrecht Realizações Imobiliárias, em parceria com a produtora Volcano Hotmind – empresa especializada em advertainment e representante criativa no Brasil da The Viral Factory –, desenvolveu uma experiência inovadora. Recursos tecnológicos tornaram possível visitar o Parque da Cidade, empreendimento referência em planejamento urbano que será implantado em São Paulo, antes mesmo que ele seja construído.
Uma grande cúpula, com oito metros de altura e 16 metros de diâmetro, dotada de alta tecnologia, recria o projeto em realidade virtual, permitindo a imersão do público no empreendimento ainda não construído. A exibição dos restaurantes, parques, playgrounds, teatros e edificações é feita a partir de uma projeção mapeada em 360 graus, criando ilusões visuais imersivas em 3D, projetando vídeos e imagens sobre superfícies variadas. Também são utilizados elementos sensoriais em 4D, como movimentação da plataforma da cúpula, fumaça e a presença de vento no ambiente, sincronizados eletronicamente com a projeção via protocolo DMX. Outro atrativo é a utilização do áudio em tecnologia 5.1, intensificando ainda mais a experiência de imersão dos visitantes.
Foram utilizados diversos software nas etapas do processo: 3D MAX; Blender, no 3D; After Effects, para composição; e Media Flow para a projeção. Ao todo, 28 projetores HD são utilizados para compor a imagem 360 graus da cúpula. O grande número de projetores, algo ainda não empregado no país, possibilita que não se veja a origem das imagens para não distrair a audiência e, consequentemente, provocar a imersão total dos participantes (corpo inteiro), e não apenas em uma cúpula acima de suas cabeças. A tecnologia da projeção em cúpula, com grande quantidade de projetores, é originária de Barcelona.
Localizado, em um terreno de aproximadamente 80 mil metros quadrados na zona sul da capital paulista, o Parque da Cidade é um complexo multiuso que integra os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo. É composto por dez edificações e tem como eixo principal um grande parque linear de 62 mil metros quadrados, com uma área verde de 22 mil metros quadrados, aberto ao público e dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial.
Forum Green Tech
O projeto sustentável Parque da Cidade em seu conceito envolve espaços multiuso criativos, emprego, comércio, serviços e lazer, além de incentivo ao uso de transportes alternativos e parques verdes. Tudo controlado por um sistema interativo que informa em tempo real o consumo de água, energia e condições de trânsito e tempo. Ele será apresentado no Forum Green Tech, que acontece no dia 30 de outubro, em São Paulo, por Selma Rabelo, da Odebrecht Realizações Imobiliárias e pelo arquiteto Jayme Spinola da SI 2 – Soluções Inteligentes Integradas. Mais informações www.convergeeventos.com.br