Odebrecht usa efeitos especiais em nova obra sustentável

0

Para apresentar um dos 18 projetos mundiais eleitos pela Fundação Clinton como parâmetro de desenvolvimento sustentável para as grandes metrópoles do planeta, a Odebrecht Realizações Imobiliárias, em parceria com a produtora Volcano Hotmind – empresa especializada em advertainment e representante criativa no Brasil da The Viral Factory –, desenvolveu uma experiência inovadora. Recursos tecnológicos tornaram possível visitar o Parque da Cidade, empreendimento referência em planejamento urbano que será implantado em São Paulo, antes mesmo que ele seja construído.

Uma grande cúpula, com oito metros de altura e 16 metros de diâmetro, dotada de alta tecnologia, recria o projeto em realidade virtual, permitindo a imersão do público no empreendimento ainda não construído. A exibição dos restaurantes, parques, playgrounds, teatros e edificações é feita a partir de uma projeção mapeada em 360 graus, criando ilusões visuais imersivas em 3D, projetando vídeos e imagens sobre superfícies variadas. Também são utilizados elementos sensoriais em 4D, como movimentação da plataforma da cúpula, fumaça e a presença de vento no ambiente, sincronizados eletronicamente com a projeção via protocolo DMX. Outro atrativo é a utilização do áudio em tecnologia 5.1, intensificando ainda mais a experiência de imersão dos visitantes.

Foram utilizados diversos software nas etapas do processo: 3D MAX; Blender, no 3D; After Effects, para composição; e Media Flow para a projeção. Ao todo, 28 projetores HD são utilizados para compor a imagem 360 graus da cúpula. O grande número de projetores, algo ainda não empregado no país, possibilita que não se veja a origem das imagens para não distrair a audiência e, consequentemente, provocar a imersão total dos participantes (corpo inteiro), e não apenas em uma cúpula acima de suas cabeças. A tecnologia da projeção em cúpula, com grande quantidade de projetores, é originária de Barcelona.

Localizado, em um terreno de aproximadamente 80 mil metros quadrados na zona sul da capital paulista, o Parque da Cidade é um complexo multiuso que integra os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo. É composto por dez edificações e tem como eixo principal um grande parque linear de 62 mil metros quadrados, com uma área verde de 22 mil metros quadrados, aberto ao público e dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial.

Forum Green Tech

O projeto sustentável Parque da Cidade em seu conceito envolve espaços multiuso criativos, emprego, comércio, serviços e lazer, além de incentivo ao uso de transportes alternativos e parques verdes. Tudo controlado por um sistema interativo que informa em tempo real o consumo de água, energia e condições de trânsito e tempo. Ele será apresentado no Forum Green Tech, que acontece no dia 30 de outubro, em São Paulo, por Selma Rabelo, da Odebrecht Realizações Imobiliárias e pelo arquiteto Jayme Spinola da  SI 2 – Soluções Inteligentes Integradas. Mais informações www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.