A tecnologia veio para transformar a forma como os profissionais trabalham e a cada dia, inovações trazem novas maneiras de se obterem resultados assertivos. Neste cenário portanto, o business intelligence, traduzido como inteligência de negócios, ganhou espaço e continuará sendo uma tendência. O termo engloba o conjunto de tecnologias, arquiteturas, métodos e processos que podem ser usados para lidar com dados corporativos de forma mais prática, facilitando operações como administração de vendas, gestão de equipes, monitoramento de concorrentes, visualização de documentos, criação de relatórios, minimização de riscos, entre outros.
De acordo com o estudo global The Impact of Tech in 2022 and Beyond, realizado pelo IEEE, organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, realizado com líderes de tecnologia, 60% dos respondentes disseram que em 2021, aceleraram a adoção do cloud computing, devido à pandemia, 51% da AI e Machine Learning, 31% da realidade aumentada, virtual e mista, 25% do IoT, 23% da robótica e 18% da AI preditiva. Os números mostram, portanto, como companhias passaram a utilizar de forma mais intensa diversas inovações a fim de obterem melhores resultados.
O business intelligence neste cenário, possibilita em pouco tempo, a obtenção de relatórios com dados importantes e assim, impulsiona tomadas de decisões estratégicas. Mas para isso, é essencial definir o objetivo de cada coleta e os tipos de informações a serem apuradas, e garantir a performance. Com este processo, as interpretações são compartilhadas com as áreas de interesse dentro da organização e assim, é possível fazer o monitoramento e a revisão do conteúdo obtido.
É importante destacar que mais do que escolher softwares adequados aos objetivos das análises, é necessário garantir que os dados utilizados sejam de fontes seguranças e que realmente ajudem nos indicadores. Assim, quanto mais as informações estiverem ordenadas e a cultura de dados estiver envolvendo todas as equipes, mais resultados positivos serão alcançados.
Concluo, dessa forma, que as marcas que analisarem dados com frequência, poderão sempre ter insights que influenciarão em ações mais assertivas, fazendo com que gerem lucro e se expandam. Por isso, é necessário que mergulhem no universo do business intelligence para que conheçam todas as possibilidades decorrentes dessa nova forma de gerir atividades dentro de um negócio.
Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.