Com o objetivo de unificar as diversas opções de soluções tecnológicas existentes no mercado, o Ministério da Educação firmou parceria com o Oracle Academy, programa educacional, filantrópico, global e gratuito da Oracle que compartilha recursos educacionais e tecnológicos com instituições de ensino, e principalmente professores. Com o acordo, os diversos benefícios do programa estarão disponíveis para professores de forma gratuita e online.
A iniciativa do MECPlace funciona como uma vitrine de oportunidades de educação no qual investe em parcerias com empresas do setor, startups e govtechs para disponibilizar soluções digitais para avançar a qualidade da educação do país. Já o Oracle Academy fornece para os professores uma experiência completa e prática de tecnologias já consolidadas como JAVA e banco de dados, além de conteúdos sobre as últimas tecnologias do mercadocomo computação em nuvem, inteligência artificial, gerenciamento de projetos, machine learning, data science, Internet of Things (IoT) e muitos outros, tudo disponível em vários idiomas.
Por meio da colaboração com empresas e instituições, o Brasil conseguirá melhorar a educação de diversos alunos na área de tecnologia e inovação no país. A iniciativa do MECPlace busca agrupar soluções e iniciativas tecnológicas para apoiar as redes educacionais brasileiras, sejam elas municipais, distritais, estaduais ou federais. Desta forma, a parceria impacta professores de 108 mil escolas e 302 universidades estaduais e municipais, com acesso integral e gratuito aos seus conteúdos. Além disso, a iniciativa também entrega o conteúdo a 10 mil escolas de ensino médio e 2,3 mil universidades de redes privadas, ajudando na formação de diversos cidadãos.
O programa oferece diploma, recursos de aprendizado, tecnologias Oracle Cloud, softwares, suporte e recursos de certificação profissional. Ela permite que os professores façam o papel de curador no qual podem incorporar alguns cursos e os materiais e conteúdo da plataforma em suas aulas, como parte da matéria regular ou como uma atividade extra para seus alunos. Com isso, o professor proporciona o conhecimento focado tanto na teoria, quanto na prática de como funciona um software que está no mercado e em diversas empresas, mesmo dentro da sala de aula. A iniciativa reforça o compromisso da Oracle com a educação e com o desenvolvimento da área de tecnologia na região.