De acordo com a 5G Americas, a voz da 5G e além nas Américas, e dados da Omdia, além de ser a geração de tecnologia celular sem fio de maior crescimento, a 5G também deve se tornar a tecnologia de maior adoção, registrando 2,5 bilhões de conexões a mais que a 4G LTE até 2028.
O mundo adicionou 331 milhões de novas conexões 5G em apenas seis meses, atingindo um total impressionante de 1,4 bilhão de conexões. Essa aceleração em adoção e também na implementação de redes abre o caminho para mais crescimento à frente, com previsões indicando que a 5G pode atingir a marca de 2 bilhões de conexões até o final de 2023. A última projeção da Omdia prevê 8 bilhões de conexões 5G até 2028, ultrapassando o crescimento da LTE durante sua primeira década de existência em mais que 2,5 bilhões de conexões.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: "O incrível crescimento global em conexões 5G destaca a demanda constante por conectividade avançada. Com 1,4 bilhões de conexões, estamos presenciando o poder transformador da tecnologia 5G enquanto o setor está focado na integração de conectividade 5G em novos dispositivos e serviços nessa era de inovação".
A América do Norte ainda lidera a corrida para a 5G. Em termos regionais, a América do Norte contabilizou impressivos 151 milhões de conexões 5G e 496 milhões de conexões LTE no final do 2T23. A taxa de penetração 5G na América do Norte atingiu o nível excepcional de 40%, e uma taxa de crescimento de 25,5% durante o primeiro semestre de 2023. As previsões sugerem que a 5G representa 669 milhões de conexões na América do Norte até 2028.
Kristin Paulin, Principal Analista da Omdia, disse "Operadoras da América do Norte estão construindo redes 5G independentes e trazendo avanços como fatiamento de redes, comunicações ultra confiáveis de baixa latência e comunicação em massa tipo máquina que deve sustentar o crescimento dessa geração de tecnologia".
A 4G LTE mantém crescimento forte na América Latina e no Caribe com crescimento trimestral de 1,9%, equivalente a 10,6 milhões de novas conexões LTE no 2T23. Hoje, a região conta com 565 milhões de conexões LTE. Além disso, a região está prestes a triplicar o número de conexões 5G até o final do ano, atingindo 62 milhões de conexões. Na América Latina, a expansão da cobertura 5G continua com estimativas indicando um total de 501 milhões de conexões 5G até 2028.
Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, disse "Na América Latina, a 4G LTE e a 5G estão em diferentes momentos de seus ciclos tecnológicos e de mercado. Ambas são muito importantes para a conectividade da região hoje e no futuro. Apesar da grande presença da 4G nessa região, a nova geração de tecnologias móveis está crescendo em países que alocaram frequências para a construção de redes 5G. A adoção da tecnologia 5G está acelerando no Brasil, Chile e Peru, e a cobertura também está crescendo em países como a República Dominicana, Guatemala, Peru e Uruguai".
Expansão Global de Redes 5G: O número de redes 5G no mundo está crescendo rapidamente. Hoje, são 287 redes 5G comerciais no mundo inteiro, número este previsto para atingir 425 até 2025. Isso é reflexo do grande volume de investimentos em infraestrutura 5G no mundo inteiro. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 15 de setembro de 2023:
5G:
Global: 287
América do Norte: 17
América Latina e Caribe: 29
4G LTE:
Global: 707
América do Norte: 17
América Latina e Caribe: 31