A Microsoft vai trazer para o mercado brasileiro a modalidade de "aluguel" de computador com internet de banda larga móvel 3G embarcada. Esse modelo de negócio já é utilizado pela gigante do software em outros países, por meio de parcerias com operadoras e fabricantes.
De acordo com Julio Ramos, diretor de soluções móveis da Microsoft na América Latina, a iniciativa partiu da própria empresa, que já está em negociações avançadas com operadoras e fabricantes no Brasil. "A tendência é que novidades e os modelos sejam anunciadas em novembro", adiantou.
O modelo de leasing é interessante para a Microsoft que ganha com o aluguel do seu sistema operacional e surge também como uma nova forma de gerar mercado para o Windows. A empresa está de olho no potencial desse mercado, que tende a atingir 7,3 milhões de notebooks com 3G embarcado em 2013.
Para facilitar a adesão ao projeto, a Microsoft se compromete a co-financiar os pacotes, por meio de investimentos de marketing por equipamento alugado. O modelo comercial será por meio de contratos que podem variar de 12 meses a 36 meses, com uma tarifa mensal ao usuário.
A receita será dividida entre operadora, fabricante e a própria Microsoft. "É um mercado interessante, que pode gerar venda em escala para nossos produtos. O modelo de fornecer o computador como um serviço é uma forma de aumentar o mercado para todos os elos dessa cadeia" comentou Ramos.
A aposta da Microsoft tem como base uma pesquisa realizada pela Pyramid Research no Brasil a qual revela que, diferentemente de outros países, 67% preferem comprar um PC já com a banda larga embarcada, que seria utilizado como o computador principal.
- Oferta casada