Tráfego de internet crescerá 61% em cinco anos na América Latina

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A Cisco prevê um aumento de 61% no tráfego de internet na América Latina nos próximos cinco anos, atingindo números superiores a 32 exabytes (ou bilhões de gigabytes) até 2012. A região cresce de forma mais rápida do que a Europa Ocidental e a Ásia-Pacífico.
No mundo, o tráfego IP crescerá cerca de 46%, segundo a Cisco, dobrando a cada dois anos e gerando um volume de 522 exabytes por mês. Com isso, o mercado movimentará uma cifra de US$ 3,5 trilhões.
"Isso ocorre em virtude do rápido aumento da penetração da banda larga na América Latina, seja ela fixa ou móvel, puxada pela tecnologia 3G", analisou Pedro Ripper, diretor geral da Cisco. Segundo o executivo, o principal responsável por esse crescimento nos próximos anos serão os serviços de valor agregado, principalmente de vídeo. O consumo de vídeos pela internet saltará 68% durante os próximos cinco anos na América Latina. "Em 2011, o consumo de vídeo na web representará 35% do tráfego mundial de internet e será o principal motor de crescimento do mercado", revelou Ripper.
A previsão da Cisco é de que vídeo sob demanda, vídeo P2P, IPTV e vídeo sobre a internet, como o Youtube, sejam responsáveis por 90% de todo tráfego IP de consumo até 2012.
Já o tráfego de dados móveis duplicará a cada ano entre 2008 e 2012. E a América Latina será, de novo, a região com maior evolução, já que os dados móveis serão responsáveis por 271 petabytes em 2012, um crescimento de 199% na comparação com 2006.
No mercado corporativo, a expectativa é de que o tráfego global de IP aumente em 35% em volume, puxado pela maior presença da banda larga em pequenas e médias empresas e pela maior utilização da comunicação de vídeo. Por esse motivo, a Cisco focará sua atuação nesse mercado, por meio de soluções de telepresença, uma forma de comunicação de vídeo sobre IP, que faz parte do o mercado de comunicações unificadas, o qual, segundo pesquisas, deve movimentar US$ 30 bilhões até 2010.
Ripper aponta que o tráfego de vídeo sobre IP em 2010 será maior que todo backbone dos Estados Unidos em 2000. "É um mercado com grande potencial de crescimento e no qual pretendemos atuar com força. Em dois ou três anos essas soluções chegarão aos consumidores finais, por meio de uma evolução dos set-top boxes atuais", comentou Ripper.
Atualmente, 269 salas de telepresença estão implantadas dentro da Cisco, e a empresa já oferece soluções desse serviço para o mercado. Um dos clientes da empresa é Pocter & Gamble, que comprou 60 salas no mundo todo. "A telepresença é uma das grandes apostas da Cisco dentro da parte de comunicaçõs unificadas", comentou Ripper.

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