A Embratel divulgou o resultado do terceiro trimestre de 2009. Destaque para os resultados operacionais da companhia, que se refletiram no licro.
A nova linha de negócios TV por assinatura via satélite (Via Embratel), cujo lançamento ocorreu em 1º de dezembro de 2008, encerrou o período de 9 meses em setembro de 2009 com 241.897 vendas e 201.238 clientes instalados. Ao final do terceiro trimestre de 2009, a estrutura de vendas da Embratel está presente em 5.053 municípios e em todos os estados do país. A receita líquida no terceiro trimestre de 2009 foi de R$ 31 milhões, crescimento de 99,2% em relação ao segundo trimestre de 2009. No acumulado do período, a receita líquida foi de R$ 50 milhões.
Serviço local
O número de linhas locais no terceiro trimestre de 2009 chegou a 6,33 milhões, um crescimento de 25,4% com relação ao terceiro trimestre de 2008. A receita com serviço local no terceiro trimestre de 2009 foi de R$549 milhões, um crescimento de 22,9% comparada com o terceiro trimestre de 2008. Tal crescimento a empresa atribui ao aumento do número de clientes corporativos e residenciais, principalmente Net Fone e Vipline.
Longa distância nacional
A receita de longa distância nacional foi de R$1,135 bilhão no terceiro trimestre de 2009, uma redução de 2,7% comparada com o terceiro trimestre de 2008. Comparado com o segundo trimestre de 2009, a receita de longa distância nacional apresentou crescimento de 4,9%, principalmente em decorrência do aumento do tráfego de origem móvel.
Resultados financeiros
No período referente ao terceiro trimestre, em que obteve um lucro de R$ 346 milhões, crescimento de 323,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior e uma redução de 14,3% quando comparado com o segundo trimestre do ano. O lucro líquido do acumulado do período (R$ 965,9 milhões), entretannto, foi afetado pela variação cambial que provocou um efeito líquido positivo de R$ 563 milhões. Além disso, o resultado do acumulado de 2008 (R$ 496,5 milhões) também teve o reconhecimento de créditos fiscais relativos à incorporação da Vésper, o que gerou um impacto positivo de R$ 179 milhões. "Excluindo esses efeitos, os lucros líquidos seriam de R$ 403 milhões no acumulado de 2009 e R$ 318 milhões no acumulado de 2008, gerando, portanto, um crescimento de 26,9% ano contra ano", informa a Embratel no balanço.
O EBITDA totalizou R$ 727 milhões no terceiro trimestre de 2009, um aumento de 11,8% quando comparado com o mesmo período de 2008. Comparado ao segundo trimestre de 2009, houve aumento de 10,2%. A margem EBITDA foi de 27% no terceiro trimestre de 2009. No terceiro trimestre de 2009, a receita líquida total foi de R$ 2,695 bilhões, um crescimento de 7,6% comparado com o terceiro trimestre de 2008.
- Balanço