Apesar de os números apontarem que o mercado mundial de chip vai fechar com queda na receita pelo segundo ano consecutivo, o último trimestre de 2009 deve apresentar crescimento. Segundo a consultoria iSuppli, a receita de deste ano terá retração de 16,5%, após declínio de 5,4% em 2008, enquanto que no quarto trimestre crescerá 10,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A consultoria analisa que o último trimestre será o primeiro do ano a apresentar resultado positivo, indicando que a crise para o setor de microprocessadores pode estar chegando ao fim.
Segundo o vice-presidente sênior de inteligência de mercado da iSuppli, Dale Ford, o início dessa recuperação já podia ser visto no segundo trimestre, quando começaram a ser registrados pedidos para entrega no último trimestre.
A iSuppli pondera que os resultados positivos previstos para o quarto trimestre, contudo, não são suficientes para que o setor se acomode. A consultoria acredita que o mercado de semicondutores só voltará aos índices pré-crise entre os anos de 2011 e 2012.
- Sinais de retomada