A receita mundial de publicidade móvel deve atingir cerca de US$ 3,5 bilhões neste ano, cifra que deve saltar 585 até 2015, quando totalizará cerca de US$ 24 bilhões, e acordo com projeção da Informa Telecoms & Media. O crescimento, segundo a consultoria, será impulsionado pelos constantes aumentos dos investimentos e iniciativas de empresas como Google e Apple em publicidade móvel, os quais devem se manter pelos próximos cinco anos.
A Informa Telecoms & Media avalia que a participação da receita com mobile advertising das operadoras deve recuar de 26% em 2010 para 20% em 2015. A consultoria diz que o lançamento da plataforma de publicidade móvel iAd, pela Apple, assim como a participação do Google no segmento, que fora reforçada com a aquisição da AdMob, está forçando os rivais a acelerar a criação de suas próprias estratégias de publicidade móvel.
"Os investimentos de grandes players como Google e Apple ampliam as oportunidades de mercado e faz com que as agências de propaganda e os anunciantes considerarem o uso da mobilidade em suas campanhas publicitárias", disse Shailendra Pandey, analista sênior da Informa Telecoms & Media e autora do estudo.
- Exponencial