A TAM iniciou nesta quinta, 27, a operação do seu sistema de telecomunicações a bordo de aeronaves, em parceria com a empresa OnAir. O serviço, que utiliza os satélites da Inmarsat SwiftBroadband e por enquanto está instalado apenas em uma aeronave, um Airbus 321 que faz rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre, mas deve ser expandida para outras aeronaves e em um ano e meio deve estar disponível em toda a frota para vôos domésticos. Todas as funcionalidades do telefone ficam ativas com o sistema, mas o usuário passa a operar em roaming internacional, o que significa que as tarifa são extremamente mais elevadas do que a utilização regular. A rede de dados disponível é GPRS. A cobrança é feita pela própria operadora do cliente, como em uma situação de roaming internacional. Oito usuários podem falar simultaneamente.
O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel.
Para o uso do OnAir, a TAM recebeu a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ter o sistema de celular a bordo instalado na aeronave e a certificação operacional por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia.
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