As empresas brasileiras não utilizam corretamente web analytics, técnica de medição de audiência de sites e efetividade de seus negócios on-line. É o que revela uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), feita com 174 profissionais responsáveis pela área de internet nas organizações. A entidade constatou que 89% usam métrica, mas 66% não a consideram prioridade. Isso reflete na manutenção dos dados e das ferramentas de análise em sites.
Segundo o levantamento, do total de entrevistados, 53% não realizam as atualizações e as alterações necessárias de ferramentas como Omniture, Google Analytics ou outros medidores assim que solicitado. Além disso, 82% dos consultados utilizam versões gratuitas, ou seja, mais básicas, que não contemplam a medição total dos objetivos necessários para os negócios on-line. Para ilustrar, este índice é de apenas 18% nos Estados Unidos e 35% na Europa.
Outro dado é que apenas 12% utilizam painéis comparativos. “Isso quer dizer que 88% das empresas brasileiras não usam um panorama de comparação com seus concorrentes no universo digital”, afirma Amanda Gasperini, membro do Comitê de Web Analytics do IAB Brasil. “Investir em profissionais qualificados e em ferramentas que auxiliem a medição da audiência dos sites é uma atitude que as empresas precisam incorporar em seus planejamentos, para garantir o retorno esperado”, alerta o presidente do Comitê de Web Analytics da IAB, Ruy Carneiro. Ele pondera que ao menos o setor se desvinculou da área de TI e se ligou ao marketing – enquanto o primeiro setor é responsável por criar ferramentas, o segundo, segundo o IAB, é mais adequado para realizar a correta análise dos dados.