BARCELONA — A conquista de 150 mil usuários da versão 8 do software de gestão empresarial IFS em menos de um ano e o crescimento de 20% no faturamento de novas licenças nos últimos nove meses foram ressaltados por Alastair Sorbie, CEO e presidente da empresa sueca IFS – Industrial and Financial System, na abertura da Conferência Mundial 2013, nesta segunda-feira, 28, que reuniu clientes, parceiros de negócios e analistas de mercado, em Barcelona, na Espanha.
No acumulado dos últimos 9 meses, a fabricante faturou 1,95 bilhão de coras suecas (cerca de US$ 310 milhões) em licenças, manutenção e consultoria, contra 1,90 bilhão registrados no mesmo período do ano anterior. A receita com licença de software cresceu de 109 milhões de coroas suecas para 114 milhões de coroas suecas. No entanto, Sorbie ressalta que o mais importante é que mais de 80% da receita foram auferidos fora da Suécia, de clientes globais, em 60 países diferentes.
Segundo ele, a nova versão do ERP IFS Applications 8 está preparada para ajudar as empresas a promover a inovação e gerar valor aos negócios, motivo pelo qual o Gartner nomeou a empresa como líder no quadrante de ERP Midmarket, "não só devido à robustez e funcionalidades da tecnologia, mas também por apresentar crescimento de mercado, comunicação clara e desenvolvimento objetivo da nova geração de aplicativos".
Dentro desse contexto,a IFS anunciou uma parceria com a Samsung para o lançamento do app IFS Notify Me para o smartphone Knox da fabricante coreana, com o objetivo de trazer mais segurança à plataforma de aplicações corporativas. O segmento de mobilidade corporativa, para a qual a IFS dispõe a família Touch Apps, é um dos quais ela pretende dar ênfase no investimento. "Temos interesse também no mercado de aplicações M2M, que registra no mundo mais de 8 bilhões de dispositivos conectados, sensores eficientes e baratos", ressaltou Sorbie.
No evento, a empresa está apresentando uma solução de supply chain management, em que um smartphone Android ou Windows 8 pode ser usado como um "client", com a aquisição de dados feita por meio da câmera digital e opções de uso de código de produto para fazer o gerenciamento de mercadorias com custo baixo, uma vez que não há necessidade de se adquirir sofisticados dispositivos de aquisição de dados, com o é comum nesse mercado.
A IFS também anunciou parceria com o Microsoft, pois faz parte da estratégia da empresa oferecer a capacidade de operar toda a suíte do IFS Applications em nuvem privada. Após aprovação nos testes e certificação de "deployment", ela estará apta a usar o Windows Azure Server Hiper V para distribuir as aplicações globalmente através dos data centers da Microsoft espalhados em vários continentes.
*O jornalista viajou a Barcelona a convite da empresa.