A Amazon.com anunciou nesta terça-feira a compra do serviço de comédia online Rooftop Media. A transação, cujo valor não foi revelado, foi realizada por meio do seu serviço de audiobooks Audible, adquirido por US $ 300 milhões, em 2008, e faz parte da estratégia da varejista online de reforçar sua atuação no setor de mídia e entretenimento. Com o acordo, o seu conteúdo será incluído no Audible.
A Rooftop mídia faz gravações de shows de comédia em todo o país e licencia os direitos digitais de milhares de horas de conteúdo, que são transmitidas ao vivo ou por demanda. Entre seus parceiros de mídia estão Apple e Yahoo, bem como serviços de streaming como o Sirius XM, Spotify e Pandora.
Analistas avaliam que a Amazon vai continuar sua estratégia de aquisição de empresas de conteúdo digital, investindo principalmente em startups produtoras de conteúdo, bem como deve prosseguir ampliando sua linha de tablets, smartphones e set-top boxes.
O CEO da Amazon, Jeff Bezos, tem projetos para torná-la uma grande empresa de mídia e tecnologia, mas os planos geraram conflitos com os investidores, preocupados com as finanças da compania. Além disso, durante anos eles não se incomodaram com os baixos lucros da varejista online por causa da forte expansão da receita. No entanto, nos últimos tempos esse crescimento vem desacelarando.