A inDriver, plataforma de serviços urbanos baseada na mobilidade com transações diretas e preços justos, anuncia reposicionamento da marca para o nome inDrive. O novo símbolo será estendido a todos os segmentos de transportes de passageiros e demais verticais do negócio, como entrega. Sob a nova posição, a companhia busca refletir o caráter humano e tecnológico do aplicativo, que dispensa o uso de algoritmos.
O aplicativo inDriver surgiu em 2013, como resposta aos preços injustos dos serviços de táxi na Sibéria, uma das regiões mais frias do mundo. Assim, o app logo se tornou uma plataforma com mais de 4 milhões de transações diárias de usuários em todo o mundo. "inDriver" era originalmente a abreviação de "Independent Drivers", ou seja, um grupo de motoristas independentes coordenados por meio de redes sociais, como conta a história dos primórdios da companhia. Agora, conhecida como "inDrive", abreviação para "Inner Drive", ou "Direção Interna", em português, simboliza a força interior e o impulso expressos na missão da empresa de enfrentar a injustiça e praticar preços justos.
Ao longo de sua evolução, a inDrive consolidou a oferta de variados serviços de transporte para o ambiente da plataforma, congregando usuários de mobilidade e motoristas, transportes, reservas de viagens de longa distância, entregas e carga. Em continuidade à proposta de melhoria contínua da sua oferta atual, a empresa tem planos para entrar em novos segmentos estratégicos, como tecnologia financeira (fintech), entrega de alimentos e desenvolver programas sem fins lucrativos de grande escala.
Contra preços e serviços injustos
Para a inDrive, a transformação não se trata apenas de mudanças exteriores, mas de estabelecer novos significados e objetivos profundos, redefinindo a missão da empresa e seu DNA.
Assim, a inDrive acredita na ideia de que ter um forte propósito social é fundamental para manter a equipe inspirada e fomentar a ligação emocional entre usuários e a marca. A empresa segue em busca de identificar mercados, caracterizados por condições injustas e pouco transparentes, nos quais é fundamental oferecer modelos de negócio alternativos onde as negociações sejam mais humanas.
Da mesma forma, e como parte do cumprimento desta missão, a empresa e seus acionistas destinarão mais recursos a projetos sem fins lucrativos nas áreas de TI, educação, segurança ambiental, saúde, arte e esportes. Neste sentido, a inDrive já obteve sucesso no lançamento e operação do programa BeginIT. Trata-se de um projeto social e educacional que permite que órfãos e crianças socialmente desfavorecidas tenham uma educação inicial em TI.
Com o tempo, o número e a escala desses projetos aumentarão à medida que a inDrive se esforçar para fornecer acesso justo a serviços, educação e outras oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
People Driven – Corridas mais humanas
A primeira campanha publicitária global com a reinvenção da marca inDrive é baseada na ideia de humanizar a tecnologia. Ao contrário do uso de máquinas de algoritmo em todo o setor, o modelo peer to peer "pessoa a pessoa" do inDrive não envolve algoritmos complexos. Neste sentido, a inDrive sustenta que as pessoas sempre podem negociar diretamente. Esse princípio orientador de 'pessoa para pessoa' permanecerá inalterado e agora está refletido no slogan da empresa: "People Driven".
Atualmente, o aplicativo está disponível em mais de 700 cidades em 47 países nos cinco continentes. É o segundo aplicativo de mobilidade mais baixado no Google Play e na App Store, com mais de 150 milhões de downloads. No Brasil, são mais de oito milhões de viagens realizadas por mês, contabilizando um total de quase 200 milhões de corridas desde meados de 2018, quando o aplicativo iniciou a jornada em território brasileiro. De 2021 até setembro de 2022, a plataforma atingiu mais de sete milhões de downloads, figurando entre os aplicativos de turismo, mobilidade e lazer mais buscados nas lojas virtuais.