Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de infraestrutura e projetos de capital

0

A Deloitte lançou um hub de Infrastructure & Capital Projects, durante o primeiro encontro do Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital. O hub é resultado de uma parceria da Deloitte com a SingularityU e Learning Village para ajudar as corporações, executivos e empreendedores a entender melhor o impacto de tecnologias exponenciais e antecipar tendências, além de prepará-los para agir, se reinventar e navegar melhor pelo futuro.

A ideia é fomentar um ecossistema diante da necessidade de atualização constante num cenário de transformação digital, inclusive por meio de compartilhamento de experiências e aprendizados.

As empresas também apresentaram a pesquisa "Produtividade e oportunidades para a cadeia de construção. Conduzido pela Deloitte, com apoio de diversas organizações do setor, o estudo, inédito no país, apresentou sob diversos ângulos os desafios em produtividade enfrentados pela cadeia de construção, a partir de seus três grandes estressores: o desafio de eficiência, a desconexão da cadeia e a capacidade de digitalização e aplicação de tecnologia e inovação para o ganho de produtividade. Veja o estudo aqui.

"Esse estudo faz uma importante contribuição ao mostrar que ser produtivo nesse setor, no ambiente digital e regulatório atual, é mais do que fazer mais com menos. É ativar a cadeia de modo inteligente, em uma relação sinérgica com uma rede de provedores que irão agregar agilidade, inovação, qualidade e sustentabilidade aos projetos", explica Giovanni Cordeiro, diretor de Pesquisas da Deloitte.

O evento ainda promoveu uma discussão em que foram apresentados os avanços do Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0). Iniciativa conjunta da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), do Instituto de Engenharia, do SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura) e da Deloitte, o ProEC 4.0 tem o objetivo de alçar o setor de engenharia e construção brasileiro à liderança global em competitividade e produtividade ao estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor, e disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.

Um dos objetivos do ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR), um canteiro experimental que será instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para a demonstração das tecnologias em um ambiente que simula as condições de uma obra industrial. No evento, foram apresentados o ambiente digital e a maquete eletrônica do núcleo. O canteiro terá demonstrações para visitantes do uso de tecnologias digitais 4.0 que, aplicadas e integradas, poderão resolver problemas reais de negócios.

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas em que foram discutidos os desafios e caminhos para alavancar a produtividade em projetos e engenharia e construção. Também foi debatido como a tecnologia pode alavancar a inovação na construção industrial e qual a importância do ecossistema para o setor de infraestrutura. Participaram especialistas da Deloitte e de diversas organizações parcerias, como HSM, Mosaic, Sterlite Power, Vale, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Beneficência Portuguesa, Rumo, CCR, Andrade Gutierrez, ABEMI, MCTI, Instituto de Engenharia, Trutec e PTS.

O Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital é uma série de quatro de eventos, promovidos pela Deloitte, que apresentará novas abordagens para o aumento da produtividade em projetos de capital, em toda a operação, no país. Os próximos três eventos vão abordar a infraestrutura industrial, a governamental e a imobiliária. As datas desses encontros ainda serão definidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.