A Thoughtworks foi contratada pela N&CoPay para desenvolver uma jornada de data mesh e, consequentemente, otimizar o uso de dados para apoiar o crescimento do negócio.
Data mesh traz uma nova abordagem no fornecimento, gerenciamento e acesso a dados para casos de uso analíticos em escala, que começa com a identificação de domínios de negócios por meio de casos de uso com maior potencial de entrega de valor para o negócio, e a partir desses domínios são identificados quais produtos de dados devem ser priorizados. À medida que os recursos da plataforma amadurecem, o trabalho ganha escala e passa a ser utilizado de forma mais ampla pela organização, habilitando outros domínios.
"Estamos muito animados com essa parceria, pois o trabalho da Thoughtworks irá gerar uma grande sinergia com a estratégia da Natura Pay, que nasceu digital, orientada a produtos, com times multidisciplinares e autônomos. Inserir a disciplina de dados nos times de engenharia de produto irá nos permitir democratizar o uso e a acessibilidade dos dados em escala com segurança, para que usuários de negócios possam tomar decisões com maior velocidade", explica Victor Hossepian, Gerente Sênior da N&CoPay.
A Thoughtworks está, atualmente, na fase de incubação, trabalhando em uma plataforma de dados self-service que é fácil de usar, acessível, rápida, flexível e padronizada, e que vai possibilitar a criação de produtos de dados essenciais e dos primeiros casos de uso para gerar informações relevantes aos negócios de N&CoPay.
Antes de dar início ao desenvolvimento, a consultoria realizou um trabalho detalhado para entender quais dados a N&CoPay já possuía, quais eram as fontes desses dados e quais informações eles geravam. E isso vinha de uma estrutura de data lake, trabalhada até o momento pela empresa internamente, que é uma abordagem mais centralizada de utilizar os dados.
"Nesse momento o nosso time de incubação está atuando na implementação dos primeiros produtos de dados e das funções da plataforma. Com isso, vamos estabelecer o board de governança de dados, implementar as primeiras mudanças organizacionais para o novo modelo de operação, integrar o minimal viable product (MVP) de produtos de dados e domínios com as operações e trabalhar a comunicação interna com os resultados, fomentando interesse e desejo de participar na transformação", explica Magna Fernandes, Principal de Dados da Thoughtworks.
A abordagem de Data Mesh possibilita ainda a conexão com objetivos estratégicos de negócio para a companhia e autonomia dos domínios, fechando o ciclo de inteligência.