Inteligência artificial e apostas esportivas. Dois dos termos mais pesquisados em 2024. Com os dois temas em alta recentemente, o mercado de tecnologia já se prepara para uni-los e criar soluções voltadas aos jogadores, um público de 25 milhões de pessoas só neste ano. Em paralelo, um levantamento recente da IBM mostra que 41% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial e que o investimento tende a crescer nos próximos anos.
Um dos setores que têm olhado com muito carinho para o advento da IA é, justamente, o de bets. Mas, como a Inteligência Artificial pode impactar o ramo de apostas esportivas? Ferramentas de IA já estão reinventando a indústria, e tem sido utilizada pelas principais operadoras de apostas para oferecer aos seus usuários uma experiência mais completa, desde o jogo em si, até o atendimento ao cliente e operação interna.
A partir da regulamentação das apostas esportivas on-line, empresas e apostadores que praticam a atividade no Brasil, o setor passa a operar com maior confiabilidade, ao mesmo tempo, em que fica mais concentrado em relação à quantidade, uma vez que há um limite de empresas regulamentadas. Já estamos acompanhando esse movimento após o prazo limite.
Um dos principais modos de aplicação de uma IA no mercado de bets está no marketing, através da personalização da experiência, que consiste em assimilar o padrão de jogo do usuário e oferecer a ele campanhas e benefícios que estejam em confluência com sua atividade na plataforma. Um exemplo: com IA, é possível compilar dados de uso de milhões de jogadores e entender que um usuário tem o costume de apostar mais em determinada competição, o Campeonato Inglês, por exemplo. Com essa informação em mãos, a casa pode personalizar cupons de apostas grátis, odds combinadas e outras promoções no Campeonato Inglês para aquele perfil de jogador específico.
É possível analisar dados de um usuário em tempo real. Imagine ter todo o histórico e padrão de comportamento de uma plataforma com milhões de apostadores em segundos. Esse é o papel da IA transformadora. A operação já nasce inteligente. Com a análise em mãos, é possível personalizar a experiência de jogo e entregar campanhas mais assertivas para o perfil correto de jogador dentro da plataforma.
É possível, inclusive, "treinar" a IA baseada na legislação para validar dados de jogadores e de mercado, amparados pela LGPD. É possível subir o texto da regulamentação e pedir que a IA analise tudo a partir das normas em tempo real. Uma análise que, antes, exigiria, envios, uma consultoria especializada, hoje pode ser feita em milissegundos. E com um diferencial: em diferentes frentes: marketing, compliance, financeira. E entregar isso ao decisor em tempo real.
Outro ponto onde a ferramenta otimiza os processos é no atendimento ao cliente. Antecipando as solicitações a uma IA, o usuário consegue receber com maior prontidão a resposta que foi buscar no chat. Caso ele solicite um contato humano, a curadoria feita por chatbot também agiliza o atendimento, tornando-o mais eficiente.
O papel da IA de maneira externa é otimizar a experiência dentro da plataforma. Seja no atendimento ou no jogo. Internamente, sua função também passa pela otimização, neste caso, de processos e demandas. É um caminho natural das empresas de tecnologia e também o seria para o setor de bets
A produção de conteúdo, como peças publicitárias e artes voltados para o mercado de bets também ganhou eficiência e qualidade com a utilização de IA no processo criativo. Conseguimos subir uma base de conhecimento e critérios técnicos para o agente virtual te entregar um material em segundos. Algo que exigiria copywriter para fazer, hoje já é otimizado com a IA, necessitando apenas alguns ajustes humanos posteriormente.
Bets e IA são dois mercados em franca ascensão no Brasil e em todo o planeta, com debates éticos e ideológicos que os rondam. A junção de dois segmentos complementares entre si é um movimento cada vez mais observado, que tende a escalonar e revolucionar o padrão de uso e a lógica de mercado dos setores envolvidos, entregando mais personalização aos jogadores e mais agilidade aos empreendedores de ambos os cenários.
Brunno Galvão, CEO da Crownstone Ventures.