Como a IA vem impactando o mercado de bets

0

Inteligência artificial e apostas esportivas. Dois dos termos mais pesquisados em 2024. Com os dois temas em alta recentemente, o mercado de tecnologia já se prepara para uni-los e criar soluções voltadas aos jogadores, um público de 25 milhões de pessoas só neste ano. Em paralelo, um levantamento recente da IBM mostra que 41% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial e que o investimento tende a crescer nos próximos anos.

Um dos setores que têm olhado com muito carinho para o advento da IA é, justamente, o de bets. Mas, como a Inteligência Artificial pode impactar o ramo de apostas esportivas? Ferramentas de IA já estão reinventando a indústria, e tem sido utilizada pelas principais operadoras de apostas para oferecer aos seus usuários uma experiência mais completa, desde o jogo em si, até o atendimento ao cliente e operação interna.

A partir da regulamentação das apostas esportivas on-line, empresas e apostadores que praticam a atividade no Brasil, o setor passa a operar com maior confiabilidade, ao mesmo tempo, em que fica mais concentrado em relação à quantidade, uma vez que há um limite de empresas regulamentadas. Já estamos acompanhando esse movimento após o prazo limite.

Um dos principais modos de aplicação de uma IA no mercado de bets está no marketing, através da personalização da experiência, que consiste em assimilar o padrão de jogo do usuário e oferecer a ele campanhas e benefícios que estejam em confluência com sua atividade na plataforma. Um exemplo: com IA, é possível compilar dados de uso de milhões de jogadores e entender que um usuário tem o costume de apostar mais em determinada competição, o Campeonato Inglês, por exemplo. Com essa informação em mãos, a casa pode personalizar cupons de apostas grátis, odds combinadas e outras promoções no Campeonato Inglês para aquele perfil de jogador específico.

É possível analisar dados de um usuário em tempo real. Imagine ter todo o histórico e padrão de comportamento de uma plataforma com milhões de apostadores em segundos. Esse é o papel da IA transformadora. A operação já nasce inteligente. Com a análise em mãos, é possível personalizar a experiência de jogo e entregar campanhas mais assertivas para o perfil correto de jogador dentro da plataforma.

É possível, inclusive, "treinar" a IA baseada na legislação para validar dados de jogadores e de mercado, amparados pela LGPD. É possível subir o texto da regulamentação e pedir que a IA analise tudo a partir das normas em tempo real. Uma análise que, antes, exigiria, envios, uma consultoria especializada, hoje pode ser feita em milissegundos. E com um diferencial: em diferentes frentes: marketing, compliance, financeira. E entregar isso ao decisor em tempo real.

Outro ponto onde a ferramenta otimiza os processos é no atendimento ao cliente. Antecipando as solicitações a uma IA, o usuário consegue receber com maior prontidão a resposta que foi buscar no chat. Caso ele solicite um contato humano, a curadoria feita por chatbot também agiliza o atendimento, tornando-o mais eficiente.

O papel da IA de maneira externa é otimizar a experiência dentro da plataforma. Seja no atendimento ou no jogo. Internamente, sua função também passa pela otimização, neste caso, de processos e demandas. É um caminho natural das empresas de tecnologia e também o seria para o setor de bets

A produção de conteúdo, como peças publicitárias e artes voltados para o mercado de bets também ganhou eficiência e qualidade com a utilização de IA no processo criativo. Conseguimos subir uma base de conhecimento e critérios técnicos  para o agente virtual te entregar um material em segundos. Algo que exigiria copywriter para fazer, hoje já é otimizado com a IA, necessitando apenas alguns ajustes humanos posteriormente.

Bets e IA são dois mercados em franca ascensão no Brasil e em todo o planeta, com debates éticos e ideológicos que os rondam. A junção de dois segmentos complementares entre si é um movimento cada vez mais observado, que tende a escalonar e revolucionar o padrão de uso e a lógica de mercado dos setores envolvidos, entregando mais personalização aos jogadores e mais agilidade aos empreendedores de ambos os cenários.

Brunno Galvão, CEO da Crownstone Ventures.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.