Dados de uma pesquisa recente da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, que envolveu consumidores em 17 mercados internacionais, revelam que ter ouvido falar do metaverso não se traduz necessariamente em saber o que ele realmente é. Mais de um terço (36%), diz que já ouviu falar do metaverso, mas não sabe nada sobre ele; e uma proporção menor relata saber um pouco sobre o assunto (32%). Ainda, dois em cada dez entrevistados (20%) dizem que nunca ouviram falar do metaverso.
Aqueles que dizem saber muito sobre o metaverso são uma pequena minoria com 6% – semelhante a 5% dos entrevistados que não têm opinião sobre o assunto.
Olhando especificamente para cada mercado pesquisado, os dados revelam que os indianos são os mais propensos em todos os mercados (21%) a dizer que sabem muito sobre o metaverso, seguidos pelos entrevistados nos Emirados Árabes Unidos (12%) em um distante segundo lugar.
Quanto aos que afirmam conhecer um pouco sobre o metaverso, os italianos lideram (45%), seguidos por proporções iguais de indonésios (42%) e de Hong Kong (42%). Nos EUA, enquanto a maior proporção de consumidores sabe um pouco sobre o metaverso (42%), quase dois em cada cinco (39%) já ouviram falar dele, mas não sabem nada sobre a tecnologia.
São os espanhóis (56%) que lideram todos os mercados ao dizer que já ouviram falar do metaverso, mas não sabem nada sobre ele, seguidos pelos britânicos (46%) e franceses (45%).
Agora, para aqueles que nunca ouviram falar do metaverso – os dinamarqueses lideram (51%), seguidos pelos poloneses (48%) e os cingapurianos lideram (16%) entre os entrevistados asiáticos pesquisados.
Quão animadas estão as pessoas com o metaverso?
O metaverso, de uma forma ou de outra, está em andamento há décadas. Mas com todo o burburinho em torno do metaverso nos últimos tempos, quão animadas as pessoas estão com isso este ano, em comparação com o ano passado?
Mais de um terço de todos os entrevistados em todos os mercados (34%) nunca ficaram entusiasmados com isso, mostram os dados da pesquisa YouGov.
Um quarto deles (25%) está tão animado com o metaverso este ano quanto no ano anterior e mais de um em cada dez (13%) está comparativamente mais animado. A empolgação diminuiu para 11% dos entrevistados, enquanto 17% simplesmente não sabem.