Acer registra crescimento acima da média do mercado

0

Cinco anos depois do início de uma grande reestruturação, a Acer começa a ganhar rapidamente uma participação de mercado cada vez maior e, atualmente, já detém 5,9% do mercado mundial de computadores, de acordo com estudo do Gartner.

Segundo o instituto de pesquisa, no último trimestre a taxa de crescimento da receita mundial da fabricante taiwanesa foi de 22% em comparação com a média de 8,2% da indústria. A taxa de crescimento da Acer no terceiro trimestre foi de 33,4% em relação aos 10,1% da Lenovo, 15,4% da HP e 3,6% da Dell.

A razão disso é explicada pelo fato de que, enquanto o crescimento no mercado dos Estados Unidos diminui de velocidade, as vendas de computadores em mercados emergentes incluindo China, Índia e a Europa Oriental avançam mais rápido do que nunca. ?Um dos pontos mais favoráveis do sucesso da Acer, especialmente nesses mercados é o seu preço competitivo. A posição da Acer em Taiwan, em meio a inúmeras empresas de manufatura para computadores, ajuda a companhia a manter seus preços baixos por causa do relacionamento próximo com fornecedores na China?, observa Anne da Gama, diretora geral da Acer para o Brasil.

Desde o final do ano 2000, a empresa finalizou as suas operações de manufatura para focar seu marketing na marca e na distribuição de seus computadores pessoais e outros equipamentos. A companhia passou a produzir também dispositivos para a navegação de satélites, monitores de tela plana e outros dispositivos digitais pessoais.

Em 2004, a companhia contratou o italiano Gianfranco Lanci e passou a contar com sedes principais para gerenciamento de suas operações na Europa e nos Estados Unidos. Como primeiro presidente ocidental da companhia, Lanci foi peça-chave no processo de reestruturação da empresa e ajudou a impulsionar a marca na Europa, tornando a Acer a marca número um na venda de PCs na região. Nos Estados Unidos, as vendas da companhia são relativamente menores, mas a participação de mercado tem aumentado de menos de 1% em 2004 para 3,3% atualmente.

A Acer tem se beneficiado também da sua aposta em notebooks, um dos segmentos que registram crescimento mais rápido na indústria de PCs. ?Com a queda no preço dos notebooks, a maioria das pessoas está trocando seus desktops por laptops, ou comprando um segundo computador. Essa tendência mundial se reflete também no Brasil, onde estamos crescendo e obtendo maior participação de mercado ano após ano?, conclui Anne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.