Cinco anos depois do início de uma grande reestruturação, a Acer começa a ganhar rapidamente uma participação de mercado cada vez maior e, atualmente, já detém 5,9% do mercado mundial de computadores, de acordo com estudo do Gartner.
Segundo o instituto de pesquisa, no último trimestre a taxa de crescimento da receita mundial da fabricante taiwanesa foi de 22% em comparação com a média de 8,2% da indústria. A taxa de crescimento da Acer no terceiro trimestre foi de 33,4% em relação aos 10,1% da Lenovo, 15,4% da HP e 3,6% da Dell.
A razão disso é explicada pelo fato de que, enquanto o crescimento no mercado dos Estados Unidos diminui de velocidade, as vendas de computadores em mercados emergentes incluindo China, Índia e a Europa Oriental avançam mais rápido do que nunca. ?Um dos pontos mais favoráveis do sucesso da Acer, especialmente nesses mercados é o seu preço competitivo. A posição da Acer em Taiwan, em meio a inúmeras empresas de manufatura para computadores, ajuda a companhia a manter seus preços baixos por causa do relacionamento próximo com fornecedores na China?, observa Anne da Gama, diretora geral da Acer para o Brasil.
Desde o final do ano 2000, a empresa finalizou as suas operações de manufatura para focar seu marketing na marca e na distribuição de seus computadores pessoais e outros equipamentos. A companhia passou a produzir também dispositivos para a navegação de satélites, monitores de tela plana e outros dispositivos digitais pessoais.
Em 2004, a companhia contratou o italiano Gianfranco Lanci e passou a contar com sedes principais para gerenciamento de suas operações na Europa e nos Estados Unidos. Como primeiro presidente ocidental da companhia, Lanci foi peça-chave no processo de reestruturação da empresa e ajudou a impulsionar a marca na Europa, tornando a Acer a marca número um na venda de PCs na região. Nos Estados Unidos, as vendas da companhia são relativamente menores, mas a participação de mercado tem aumentado de menos de 1% em 2004 para 3,3% atualmente.
A Acer tem se beneficiado também da sua aposta em notebooks, um dos segmentos que registram crescimento mais rápido na indústria de PCs. ?Com a queda no preço dos notebooks, a maioria das pessoas está trocando seus desktops por laptops, ou comprando um segundo computador. Essa tendência mundial se reflete também no Brasil, onde estamos crescendo e obtendo maior participação de mercado ano após ano?, conclui Anne.