BH vai implantar rede sem fio para atender população

0

A consultoria de projetos de TI e telecom Brisa assinou contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte para desenvolver o projeto de rede sem fio de comunicação de dados metropolitana. O projeto é uma iniciativa da Prodabel, empresa de informática do município, e tem como objetivo estender a capilaridade da rede municipal, bem como dos os serviços públicos associados, a todas as regiões da capital mineira, inclusive comunidades que sequer dispõem hoje de acesso telefônico.

O projeto, que conta com o apoio da Anatel e do Ministério das Comunicações, tem como foco principal a viabilização da inclusão digital das regiões periféricas da capital, além da melhoria da infra-estrutura da gestão dos serviços públicos. O projeto é inédito no Brasil e deve servir de modelo para outros municípios.

A consultoria da Brisa contempla o desenvolvimento de um projeto de uma rede com abrangência de mais de 600 pontos de comunicação, como escolas, postos de saúde, secretarias públicas, telecentros, entre outros. ?A Prefeitura de Belo Horizonte pretende ampliar e otimizar a administração pública. Acreditamos que a rede sem fio é o caminho mais inteligente para proporcionar uma infra-estrutura de gestão municipal adequada, através da viabilização de novos serviços e da inclusão digital da população. Optamos em trabalhar com a Brisa em razão de seu histórico de sucesso e de sua capacidade de tradução de problemas em soluções eficientes?, explica Carlos César de Morais, Assessor da Prodabel.

O trabalho deve durar cerca de dez semanas e terá início por um estudo de viabilidade, seguido de uma análise de campo que confirmará as soluções dos pontos críticos de atendimento, contemplará o projeto de radiofreqüência e o projeto de rede de dados que conectará todos os pontos de presença e pontos remotos, integrando a rede wireless ao backbone ótico da Prodabel.

?A Brisa atuará buscando a otimização dos investimentos públicos, planejados, projetando uma rede que cobrirá a geografia do município, inclusive as áreas periféricas carentes dos mais básicos recursos de telecomunicações, viabilizando desta maneira os serviços práticos que o cidadão demanda e espera do governo, neste caso de Belo Horizonte com destaque para a inclusão digital da população?, explica Newton Machado, vice-presidente de tecnologia da Brisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.