A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) investiu R$ 50 milhões em um novo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no bairro do Brás, em São Paulo, inaugurado nesta semana, que centralizará as informações das quatro linhas metropolitanas.
Inicialmente, a unidade assumirá todo o tráfego das Linhas E (Luz?Estudantes) e F (Brás?Calmon Viana), que juntas transportam quase 500 mil usuários por dia.
?O sistema inaugura uma nova Ethernet para transmissão de dados e voz?, destacou o assessor da diretoria geral da CPTM, Nilton Roberto Herculin, durante o 7º Seminário Telecomunicações Empresariais, promovido pelas revistas TELETIME e TI INSIDE.
O sistema de banda larga, interligado por cabos de fibra óptica, tem capacidade para transferir informações de telecomunicações, sinalização, sonorização, rede informatizada e CFTV (Circuito Fechado de TV) a uma velocidade de 24 gigabits por segundo.
A CPTM também inaugurou recentemente quatro novas centrais telefônicas na Barra Funda, Luz, Brás e Tatuapé, que se interligam à nova rede gigabit Ethernet e funcionam independentemente da rede pública.
O sistema de vídeo instalado nas estações permite ao CCO a obtenção de imagens dos embarques para a tomada rápida de decisões sobre mudanças na circulação de trens. A empresa calcula o transporte de 3 milhões de usuários até 2015.