Para Fenainfo desoneração da folha pode gerar mais de 200 mil empregos

0

A intenção do ministro do Trabalho, Luis Marinho, em desonerar a folha de pagamento das empresas, eliminando as contribuições do sistema S, os pagamentos à Previdência, o salário-educação e outras contribuições federais, foram recebidas com otimismo pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos e Similares (Fenainfo), entidade que congrega mais de 121 mil empresas de serviços técnicos de informática em todo o território nacional.

Para a entidade, as propostas vão ao encontro da minirreforma tributária iniciada pelo governo e aprofundada na nova Lei Geral da Micro e Pequena Empresas, que aguarda sanção do presidente da República após ser aprovada pelo Congresso Nacional, depois de três anos de intensas negociações.

Segundo a Fenainfo, para o setor de informática ? que reúne desenvolvedores de programas de computador e prestadores de serviços ? a medida poderá contribuir ainda mais para o aumento da formalização do setor e gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, além de aumentar as oportunidades de trabalho para os profissionais que prestam serviços às empresas do setor.

As contribuições que seriam retiradas da folha de pagamento passariam a incidir sobre o valor agregado ou sobre o faturamento. As empresas que utilizam mão-de-obra em maior quantidade e de melhor qualificação seriam as mais beneficiadas, dentre essas, as desenvolvedoras de softwares e as prestadoras de serviços técnicos de informática.

O setor de serviços técnicos de informática emprega aproximadamente 1 milhão de pessoas em todas as áreas de trabalho, incluindo desenvolvimento de aplicações, suporte, treinamento e pessoal administrativo, vendas e marketing, e gerou uma receita bruta anual de R$ 26,8 bilhões de reais em 2004, segundo o IBGE. Noventa e sete por cento delas são micro e pequenas empresas.

A estimativa é que, nos próximos cinco anos, o número de empresas do setor deve crescer 30% e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento 25% como resultado da entrada em vigor da nova Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.